“Alegria num só coração”, o carnaval Brasil-Japão da Águia de Ouro

Compartilhe

1 aguia10Faltou muito pouco para que a festa de carnaval fosse completa. A GRCES Águia de Ouro, que neste ano desfilou no Sambódromo com o enredo “Brasil-Japão, 120 Anos de União”, homenageando os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, foi classificada em quarto lugar.

2 aguia9Sem lamentar o sonho frustrado do primeiro lugar, o presidente Sidnei Carrioulo Antônio afirma que “não há tempo a perder, estamos batalhando pela segunda fase deste projeto que é o de levar o maior número possível de integrantes da Águia para o Japão para destilar no Carnaval de Asakusa, em Tóquio, no mês de agosto. Nos últimos anos, temos participado com cerca de 10 pessoas, agora queremos levar 100 pessoas”, conta, animado, ressaltando que “isso demanda custos e muita organização”.

Apoio do Japão
3 aguia6O desfile da Águia de Ouro na madrugada do sábado, dia 14, com o enredo “Brasil-Japão, 120 Anos de União” foi incluído como um dos eventos oficiais pela Comissão Organizadora da comemoração e contou com a presença de representantes do governo japonês e de entidades nipo-brasileira no Sambódromo.

4 aguia8Além da participação nikkeis em suas alas, a Águia teve o reforço do carro alegórico “Tachineputa”, verdadeiramente “importado” da cidade de Goshogawara, da província de Aomori. Desfilaram nele parte dos convidados especiais e representantes oficiais do Japão.

5 aguia7Ainda, no sábado de carnaval, dia 14, para a comitiva japonesa, liderada pelo vice-ministro parlamentar Takashi Uto, as atividades foram intensas. À tarde, cumpriu os rituais de visita (Memorial do Imigrante, Pavilhão Japonês, Museu da Imigração Japonesa) e, no começo da noite, preparou-se para outro evento “carnavalesco” especial: a recepção de boas-vindas preparada pelas cinco entidades nipo-brasileiras (Bunkyo, Enkyo, Kenren, Aliança e Câmara de Comércio e Indústria do Japão).

6 aguia4Assim, por volta das 19h30, representantes japoneses, todos trajando (por cima do terno e gravata!) o happi desenhado e confeccionado especialmente pela fashion designer Junko Koshino, reuniram-se no Espaço Multiusuo do Bunkyo. Além do vice-ministro parlamentar Uto e sua comitiva, estavam o prefeito Masatoshi Hirayama de Goshogawara (província de Aomori) tendo como acompanhantes os técnicos responsáveis pela montagem do “Tachineputa”, a fashion designer Junko Koshino e o cônsul-geral do Japão Noriteru Fukushima.

7 aguia5A recepção também contou com a presença dos representantes da Águia de Ouro (presidente Sidnei Carrioulo, parte de sua bateria e casal de porta-bandeira); Victor Kobayashi, presidente do IPK (um dos organizadores do desfile) e os representantes das entidades nipo-brasileiras. Destaca-se também a presença de vários executvios de empresas japonesas sediadas no Brasil.

8 aguia3A recepção com direito ao tradicional espetinho, cuscuz e polenta frita (e cerveja gelada!), foi abrilhantada pela demonstração da bateria da escola (cerca de 20 integrantes). Parte da comitiva japonesa, liderada pelo vice-ministro Uto entrou na animação do samba fazendo jus à missão pela qual viajou do Japão para cá!

9 aguia2Coerente com essa alegria, disse estar extremamente satisfeito com a oportunidade de participar do carnaval paulistano e agradecido com a homenagem prestada pela Escola.

10 aguia1Lembrou que a TV NHK transmitiu ao vivo cenas do desfile para o Japão e isso lhe provocou certa preocupação: “o que vão falar de mim, sambando tão animado em meio da Escola!”. Mas, não pareceu de fato muito preocupado ao ser convidado para se juntar às passistas e à batida da Águia, e fez questão de ser coerente ao refrão do enredo – unindo à “Alegria num só coração”!

Álbum do Desfile da Águia de Ouro – 2015

{gallery}noticias/2015/fevereiro/album_carnaval_2015{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo