Workshops de marchetaria com Danilo Blanco no Bunkyo

Compartilhe

danilo blanco 1Nos dias 7, 14 e 21 de março, a Fundação Japão promove workshops de marchetaria com Danilo Blanco, artista visual e designer de superfície, na sede do Bunkyo, em São Paulo.

Os workshops são gratuitos e serão realizados sempre das 15h às 17h. Eles desvendam a arte de combinar diferentes tipos de madeira, permitindo aos participantes criar sua própria peça. Como as três oficinas são iguais, só será permitida uma participação por pessoa.

Cada turma dispõe de 14 vagas, sendo que as senhas serão distribuídas no mesmo dia da atividade, a partir das 14h30, no 9º andar do edifício. No local também está em exibição a mostra itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas, que traz diferentes peças em marchetaria.

Exposição de Artesanato

Em cartaz no Bunkyo de 21 de fevereiro a 22 de março, a mostra itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas traz um recorte do artesanato do Japão, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos, compartilhando a habilidade e criatividade de seus trabalhos.

As artes que fazem parte da mostra incluem artesanato de técnicas tradicionais e materiais típicos de várias regiões do Japão, que pouco a pouco foram substituídas por modernas máquinas e produção em grande escala.

Segundo Kazuko Todate, curadora do Museu de Arte em Cerâmica de Ibaraki, no Japão, estarão expostos utensílios criados ao longo dos anos na vida cotidiana, em cerâmica, tingimento de tecidos, metais, laqueados, bambu e madeira, papel, entre outros, sempre trabalhados com técnicas adequadas, de acordo com a natureza de cada material, criando objetos práticos e com seu toque de beleza.

Esta etapa em São Paulo, promovida pela Fundação Japão em parceria com o Bunkyo, encerra a temporada da exposição, que desde 2014 percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Manaus, Belém e Recife.

 

Workshops de Marchetaria com Danilo Blanco
Datas: 7, 14 e 21 de março de 2015
Horário: das 15h às 17h
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Rua São Joaquim, 381, 9º andar – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)
Participação gratuita – Vagas limitadas
Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada atividade

 

Exposição Itinerante Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas
Período: de 21 de fevereiro a 22 de março de 2015
Visitação: de terça a domingo, das 13h30 às 17h30
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Rua São Joaquim, 381, 9º andar – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)

 

Realização
Fundação Japão

Apoio
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Galeria Central

Confira o calendário de eventos completo