60 anos de Bunkyo: passado, presente e futuro

Compartilhe

capaEste é o título do primeiro livro em português sobre a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, que será lançado no dia 13 de março em um jantar em prol dos 60 anos da entidade.

Coordenada pelo jurista Kiyoshi Harada, presidente do Conselho Deliberativo da entidade, com a colaboração de 24 autores, a obra está dividida em 12 capítulos, com fotos coloridas e alguns documentos. A edição foi patrocinada pela Fundação Kunito Miyasaka e tem como ilustração de capa um recorte do quadro do artista plástico Kazuo Wakabayashi, gentilmente cedido pelo autor.

As 335 páginas do livro abordam: O nascimento de uma nova entidade, A trajetória do Bunkyo e as comemorações da imigração japonesa no Brasil, As finalidades institucionais do Bunkyo, Órgãos institucionais do Bunkyo, A luta pelos recursos financeiros, Uma inflexão nos rumos da entidade: renovação do Bunkyo, Entidades que integram o edifício-sede do Bunkyo, As comissões do Bunkyo, Atividades diversas do Bunkyo, Relacionamento do Bunkyo com outras entidades, O Bunkyo como entidade central da comunidade nipo-brasileira e O futuro do Bunkyo.

O embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, destaca sobre estes 60 anos de história da entidade que “o Bunkyo tem exercido relevante papel tanto na divulgação e na preservação da cultura japonesa, como na pesquisa e na conservação de documentos relativos à imigração japonesa no Brasil. Todas as suas atividades são exercidas por associados voluntários, para os quais desejo expressar minhas sinceras reverências pelos longos anos de esforços abnegados”.

Ressaltando ainda que “com o passar das gerações, assistimos à diminuição do interesse pelos assuntos japoneses por parte dos jovens nipo-brasileiros, o que é motivo de preocupação para o governo japonês. Portanto, espero que, através da leitura da presente obra ‘60 anos de Bunkyo: passado, presente e futuro’, os jovens possam se espelhar na trajetória percorrida por seus antepassados e, munidos de orgulho como brasileiros nipo-descendentes, possam se engajar cada vez mais ativamente nas atividades do Bunkyo”.

Jantar em prol do Bunkyo

O empenho dos diretores deve transformar a noite de autógrafos em um concorrido acontecimento, como deseja o presidente da entidade Kihatiro Kita. Os convites continuam sendo vendidos e estimam os organizadores que devem chegar a 400 lugares.

A recepção aos convidados será realizada na Sala de Exposição e o jantar será servido no Espaço Multiuso do Bunkyo, dois dos locais que passaram por obras de melhoria em 2014 e hoje oferecem mais conforto aos usuários após a instalação dos equipamentos de ar condicionado.

Além de marcar o início das comemorações pelos 60 anos do Bunkyo, este momento de confraternização entre associados, autoridades e personalidades terá como atração a apresentação do grupo Kaito Shamidaiko, de Taubaté.

Durante o jantar serão sorteados um quadro do artista plástico Kazuo Wakabayashi, um televisor em cores, um aparelho de CD, 10 livros “Ikebana Ikenobo – o caminho das flores” e 5 conjuntos com a 2ª e 3ª edição do livro “O Nikkei no Brasil”.

Todos os convidados, além do exemplar do livro “60 anos de Bunkyo: passado, presente e futuro”, receberão um pin comemorativo do Jubileu de Diamante da entidade.

Jantar e lançamento de livro em prol dos 60 Anos do Bunkyo
Data: 13 de março de 2015, às 19h
Local: Espaço Multiuso do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
Adesão: R$ 250,00 por pessoa
Estacionamento terceirizado: Rua Galvão Bueno, 540
Informações: (11) 3208-1755 / evento@bunkyo.org.br

Confira o calendário de eventos completo