Bunkyo 60 anos, lançamento do livro e jantar

Compartilhe

DSC06310 edUma alegre confraternização de representantes de diferentes setores da comunidade nipo-brasileira. Este foi o clima reinante entre as 420 pessoas que participaram do jantar e lançamento do livro “60 Anos de Bunkyo – Passado, Presente e Futuro”, evento que abriu as comemorações dos 60 anos de fundação da entidade.

O evento realizou-se no Espaço Multiuso (que, na prática, recebeu seu primeiro evento social de grande envergadura), ocupando por completo a área disponível (incluindo os mezaninos localizados nas laterais).

O jantar-lançamento foi prestigiado não somente pelas lideranças políticas nikkeis (deputados federais Walter Ihoshi e William Woo, deputado estadual Hélio Nishimoto, vereador Aurélio Nomura), como também por representantes dos órgãos e empresas japonesas, das entidades nipo-brasileiras e por empresários nikkeis.

“Uma entidade constituída por corajosos imigrantes japoneses que tiveram de superar um a um todos os obstáculos”. Assim iniciou o jurista Dr. Kiyoshi Harada em sua saudação e apresentação do livro sobre a história da entidade.

DSC06277 ed“Por uma questão de funcionalidade, acabamos restringindo o número para 24 coautores”, explicou o coordenador da edição, Dr. Harada, acrescentando “que acredito que muitas outras pessoas teriam outras informações para enriquecer ainda mais este livro sobre a história desta entidade que, nesta trajetória de 60 anos esteve pressente em todos os acontecimentos relevantes dos japoneses e nikkeis deste país”.

O presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita, por sua vez, ressaltou a importância do evento e reiterou os agradecimentos à colaboração de todos para a publicação do livro e realização do jantar.

Ele, juntamente com o coordenador, fez a entrega de um exemplar do livro para o cônsul-geral adjunto Hiroaki Sano, oficializado simbolicamente o lançamento da obra.

Na cerimônia solene também fizeram suas saudações o cônsul-geral adjunto Hiroaki Sano, que destacou os 60 anos de fundação do Bunkyo e o centenário de instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

DSC06298 ed“Queremos reforçar o Consulado para oferecer o melhor serviço para os japoneses e sua comunidade”, anunciou o cônsul-geral adjunto Sano, “e para isso precisamos contar com o respaldo do Bunkyo, com o avanço desta entidade também”. Finalizou desejando um “futuro brilhante” ao Bunkyo.

Yoshiharu Kikuchi, presidente do Enkyo, representou as entidades nikkeis, exaltando o “trabalho efetivo do Bunkyo”, e “a sua liderança no intercâmbio Brasil-Japão”.

DSC06347 edO deputado federal Walter Ihoshi falou em nome dos políticos presentes, destacando “o privilégio de participar deste evento”. Também anunciou que neste ano comemorativo aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, junto com o deputado federal William Woo, buscou incrementar as atividades do Grupo Parlamentar Brasil-Japão.

Durante o jantar, a atração artística foi do grupo Kaito Shamidaiko de Taubaté. Também, o sorteio de prêmios prendeu a atenção de todos – a professora Emília Tanaka doou 10 exemplares de seu livro “Ikebana Ikenobo – O caminho das flores”, 5 conjuntos do livro “O Nikkei no Brasil” (2ª e 3ª edições), duas serigrafias do artistas plástico Kazuo Wakabayashi (um doado por Yutaka Sanematsu e outro pelo próprio artista), um aparelho de TV e um microsystem.

DSC06344 edEntre os presentes, destaque para Keizo Uehara, superintendente geral da Fundação Kunito Miyasaka, Hirofumi Ikesaki, presidente da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, o artista plástico Kazuo Wakabayashi, Renato Nakaya, presidente da Sakura Alimentos, Yoshio Muraishi, presidente da Sociedade Japonesa de Educação e Cultura, Jorge de Araujo Cintra Camargo, presidente do Conselho Superior da Aliança Cultural Brasil-Japão, Hatiro Shimomoto, presidente do Conselho Superior de Apoio e Orientação do Bunkyo; Kokei Uehara, presidente de Honra do Bunkyo; Katsuhide Itagaki, presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, entre outros.

{gallery}noticias/2015/marco/60_anos_lanc_livro_jantar{/gallery}

Veja os ganhadores do sorteio:

{gallery}noticias/2015/marco/60_anos_lanc_livro_jantar/premiados::::0{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo