A animada festa da Cultura Japonesa no Bunkyo

Compartilhe

1 praca alimentacaoDomingo último, apesar do tempo meio carrancudo, mais de duas mil pessoas vieram prestigiar as atrações do 9º Bunka Matsuri promovido pelo Bunkyo. Foram visitantes que passaram pela entidade motivados por diferentes interesses – aqueles interessados nas exposições culturais, nas oficinas, no menu degustação preparado pelo chef Shin Koike, compras no bazar, show artístico, ou então, movidos pelo saudável exercício de descobrir novidades a cada edição do Bunka Matsuri.

Para cada uma dessas motivações, certamente a 9ª edição do Bunka Matsuri não decepcionou. Muito pelo contrário. Cada uma das atrações culturais mereceu muita atenção dos organizadores visando atender às expetativas dos visitantes.

Esta 9ª edição começou, de fato, na noite de sexta-feira (dia 20), com a cerimônia de abertura da Grande Exposição Coletiva de Ikebana – Godo Katen sob a coordenação da Comissão de Ikebana e Associação de Ikebana do Brasil. A solenidade realizou-se no Salão Nobre com a presença, entre outras autoridades, do cônsul-geral adjunto Hiroaki Sano, o vereador Aurélio Nomura, além dos representantes de várias entidades culturais. Ao final, um coquetel propiciou um momento de confraternização entre professores e seus convidados, entre autoridades e representantes das entidades.

28 grande auditorio hanaNo sábado à tarde, junto com a exposição de ikebana, foi o momento de enfocar alguns aspectos da cultura tradicional japonesa com a atividade “Hana – A Flores e seus Encantos”. No palco do Grande Auditório, o público pode acompanhar as apresentações de dança clássica, cerimônia do chá, queima de carvão para o preparo do chá, queima de incenso, shodô (arte da caligrafia) e ikebana.

“Nesta edição, reunimos professores de várias modalidades da cultura tradicional japonesa promovendo uma apresentação conjunta e coordenada, por conta da comemoração dos 60 anos de fundação do Bunkyo e dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão”, destacou Erisson Thompson de Lima Jr., presidente da Comissão de Ikebana e Associação de Ikebana do Brasil.

27 ikebana exposicao“Tivemos oportunidade de oferecer à sociedade a influência da ‘Flor’ na arte e na cultura japonesa. Integramos várias artes tradicionais com o mesmo tema ‘Hana’. Esta integração gerou uma grande e misteriosa sinergia envolvendo o público, que ficou atento e perplexo durante todas as apresentações. Foi um grande desafio unir a tradicional arte do chá, dança, a sultra budista, a Arte da caligrafia, as diversas escolas de IKEBANA em um único palco sobre o mesmo tema flor e ‘encantar’ a todos. Uma verdadeira tarde de encanto,emoção e arte. Agradeço o apoio do Bunkyo através do Comitê Cultural pelo apoio”.

No domingo, por volta das 10h da manhã, o público começou a chegar e foi aumentando com a proximidade do horário do almoço. Assim, tendo como referência a Praça de Alimentação (na entrada e primeiro piso do estacionamento), o público espalhou-se pelos diferentes espaços da entidade.

11 grande auditorio hanayagi kinryukaiNo segundo piso do estacionamento, havia o bazar com os diferentes produtos e flores; as oficinas estavam no Salão de Exposição; a astrologia oriental ocupou o subsolo do prédio novo (com a tradicional fila de espera!) e no Grande Auditório aconteceu o concorrido show artístico reunindo danças japonesas, taiko, karaokê, kenko taisô e música clássica japonesa.

A exposição e venda de artes plásticas e cerâmica movimentou o primeiro andar. Já o Salão Nobre atraiu a visitação pela exposição de ikebana, demonstração de cerimônia de chá e exposição e oficina de etegami (que estreou no Bunka Matsuri).

A exposição do Museu Histórico de Imigração Japonesa no Brasil também recebeu os visitantes desde o período da manhã (sem cobrança de ingressos). No 9º andar, o público também teve a oportunidade de visitar a exposição “Artesanato do Japão: tradições e técnicas”.

19 praca alimentacao shinOutro ponto bastante concorrido foi o Espaço Multiuso onde foi instalado o Restaurante VIP que, pelo segundo ano consecutivo, apresentou o menu degustação do chef Shin Koike. Mais uma vez, ele conquistou a unanimidade de chef pelos sabores e esmero de seus pratos fazendo jus ao título que, recentemente, conquistou no Japão – Nihonshoku Kaigai Fukyu Kourou Hyousho.

Para esta edição, o chef convidou seus conhecidos (sushiman e cozinheiros de diferentes restaurantes, num total de sete) para lhe ajudar nessa empreitada. Além de comandar a montagem dos pratos (a maioria deles já veio preparado do restaurante Sakagura A1), Koike se encarregou de preparar pessoalmente os grelhados.

O Bunka Matsuri que, em sua organização, reúne um grupo extenso de voluntários, também conta com o apoio das entidades beneficentes, entre elas, Kodomo-no-Sono, Ikoi-no-Sono, Kibô-no-Iê e Yassuragui Home.

5 etegamiContou ainda com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Sakura e Yamato, com o apoio da Fundação Japão, Associação de Ikebana do Brasil, Centro de Chadô Urasenke do Brasil, Fast Shop, Brasil Kirin, Alfa Macarrões Orientais, Korin, Tozan, Azuma Kirin, Kikkoman, Sakagura A1 e Aizomê.

Veja abaixo outros destaques da festa:

{gallery}noticias/2015/marco/bunka_matsuri::::2{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo