30ª Festa do Akimatsuri

Compartilhe

logo-akimatsuriUma programação cheia de atrações que inclui shows musicais, performances folclóricas da cultura japonesa, exposição de produtos agrícolas, culinária japonesa, entre outros. Realizada em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, o Akimatsuri recebe o público nos dias 11,12, 18 e 19 de abril, das 10 às 22 horas, aos sábados, e das 10 às 20 horas, aos domingos.

Quem prestigiar o evento poderá conferir mais de 60 atrações, entre elas, os principais cantores nikkeis, como Karen Ito, Renato Chibana, Mônica Misawa, Jane Ashihara, Bruno Maessaka e Joe Hirata, que fará um show especial em comemoração aos 30 anos da festa.

Os cantores mirins Yasmin Yamashita, Karen Taira e Teddy Shigueyama, premiados em programas televisivos, também estão confirmados para o festival, que traz ainda: shows de taiko com Ryukyo Koku Matsuri Daiko Brasil (Okinawa Taiko), Requios Gheinou Doukoukai e Kawasuji Seiryu Daiko Atibaia, além de grupos tradicionais de dança, como Satoro Saito Odori.

As consagradas bandas Heroes Sanshin Band, Tontonmi e Shuhari também estarão presentes. Ainda dentro da programação, haverá o show de ilusionismo de Edson Iwassaki, entre muitas outras atrações que podem ser conferidas no portal do Akimatsuri – http://www.akimatsuri.com.br/programacao-2015.

O evento também faz parte das comemorações dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil.

Exposições Cultural e Agrícola

Além das atrações artísticas, no Akimatsuri o público pode conferir os produtos cultivados por produtores locais que fazem parte do Cinturão Verde de São Paulo. Isso tudo estará à mostra em um espaço específico da festa, o Pavilhão de Exposições Cultural e Agrícola.

Neste pavilhão, os produtos hortifrutigranjeiros se transformam em arte, já que servem de inspiração para a criação de painéis e desenhos que deixam os visitantes admirados com o resultado. Todos os anos a decoração segue um tema específico e o escolhido desta edição foi “Mirai – 30 anos preservando a cultura para o futuro”.

O espaço também oferecerá aos visitantes algumas oficinas como a de shodô (caligrafia japonesa), origami (arte das dobraduras), soroban (ábaco japonês) e Ikebana (arte do arranjo floral). Também haverá Cerimônia do Chá, na qual o público experimenta a bebida e faz pedidos para o Buda.

Comidas típicas

Ponto alto da festa, a Praça de Alimentação da Akimatsuri, desta vez terá novidades. Trata-se de um food truck que oferecerá o Kobe Beef (um tipo específico de carne). O alimento será servido como hambúrguer, uma oportunidade única, uma vez que é produto em lançamento, ainda raro em muitos estabelecimentos comerciais.

Já para quem está mais interessado na culinária tipicamente oriental haverá vários boxes com a oferta de pratos tradicionais a exemplo do yakisoba, udon, tempurá salgado e de sorvete, gyoza, harumaki, takoyaki, oniguiri, yakitori, bem como outras iguarias como o pastel, churrasco e espetinhos de carne, frango, linguiça, inclusive doces.

Centro de Negócios

Além de ser uma festa agrícola e cultural, o Akimatsuri tornou-se um evento com referencial para divulgação de produtos e serviços. Marcas automotivas, prestadores de serviço, bazaristas, artigos orientais, artesanato, são mais de 100 expositores visitados por mais de 90 mil pessoas, que é a média de público da festa.

Vendas on-line de ingressos

Para o coordenador-geral do festival, Frank Tuda, o interesse da população pela festa é crescente. “O Akimatsuri é sempre um sucesso de público. Na última edição, recebemos mais de 90 mil pessoas e o número poderia ter sido maior se não fosse a chuva forte que caiu no primeiro final de semana. Para a nossa surpresa recebemos ônibus de excursões de diferentes regiões do país, como Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, ressalta.

De acordo com ele, para facilitar o acesso e aumentar a comodidade dos visitantes que vêm de longe, o Bunkyo de Mogi das Cruzes, organizador do evento, fechou uma parceria com a AppTicket para venda de ingressos on-line, que poderá ser feita por meio de boleto bancário ou cartão de crédito diretamente no site do Akimatsuri (www.akimatsuri.com.br). “A ideia é oferecer o máximo de conforto para o visitante”, afirma o coordenador do evento.

30º Festa de Outono Akimatsuri
Dias 11 e 12, 18 e 19 de abril de 2015
Sábados, das 10h às 22h / Domingos, das 10h às 20h
Informações: (11) 4722-6363 / bunkyo.mogidascruzes@gmail.com
www.akimatsuri.com.br

Realização: Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes

Confira o calendário de eventos completo