No Bunkyo, as infinitas composições de Ricárddo P Pínto

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

obra de ricarddoppintoSeu primeiro prêmio na Grande Exposição de Arte Bunkyo deu-se em 2012 com a medalha de bronze na categoria Contemporânea de Artes Plásticas. No ano seguinte, conquistou a prata. Em 2014, o júri reconheceu o valor de seu trabalho concedendo-lhe a medalha de ouro. Essa trajetória de sucesso de Ricárddo P Pínto será coroada neste mês com uma exposição individual no Bunkyo.

O evento acontece nos dias 25 a 28 de abril, das 10h às 17h, no Museu de Arte Nipo-Brasileiro, localizado no 1º andar da sede do Bunkyo. O espaço foi concedido como prêmio ao artista, por ter conquistado medalha de ouro em sua categoria na 8ª Grande Exposição de Arte Bunkyo.

ricarddoppintoNascido em 1981, em São Paulo, Ricárddo iniciou suas atividades em artes plásticas em 2002. Desde 2008, o artista de 33 anos expõe seus quadros na Ward Nasse Gallery, em Nova York (Estados Unidos).

Oscar D’Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp, ressalta a “iconografia pessoal” presente no trabalho de Ricárddo.

A pintura de Ricárddo P Pínto tem aspectos muito pessoais. Destaca-se a construção de uma iconografia baseada em ícones próprios que configuram um universo mental e visual peculiar. Alguns elementos têm especial relevância, como a capacidade de articular elementos plásticos.

É importante a forma como é trabalhada a cor. São geralmente tonalidades fortes articuladas de modo a compor painéis marcados pela intensidade. Linhas e círculos convivem de modo a estabelecer universos peculiares em que a harmonia se faz presente pelo diálogo entre os elementos.

A criatividade na maneira de desenvolver o trabalho aponta para a capacidade de realizar infinitas composições, geralmente dividindo o espaço de maneira quadriculada. Inexiste, porém, repetição de recursos. A poética se instaura pela diversidade, num movimento interno de exploração de possibilidades visuais.

As maneiras de realizar a composição são regidas pela construção de padrões e desconstrução de expectativas. A ideia está em surpreender constantemente. A cada olhar, o novo se faz presente, principalmente pelas manifestações de um repertório que utiliza o espaço como um interminável manifestar de combinações.

Ricárddo P Pínto – Exposição Individual
Abertura: 25 de abril, sábado, às 10h
Visitação: de 25 a 28 de abril de 2015
Horário: das 10h às 17h
Local: Museu de Arte Nipo-Brasileiro
Rua São Joaquim 381 – 1º andar – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)
Entrada Franca

Contatos do Artista
Email: ricarddoppinto@terra.com.br
Tel.: (11) 99168-5000
www.facebook.com/ricarddoppinto

Confira o calendário de eventos completo