Associação Japonesa de Santos realiza 63º Undokai

Compartilhe

undokai-ajsA Associação Japonesa de Santos realiza o Undokai, tradicional festividade esportiva da comunidade nipo-brasileira, no próximo dia 1º de maio (sexta), das 9h às 17h. A 63ª edição do evento, considerado o mais antigo da entidade, acontecerá na Associação Atlética dos Portuários. As atividades são abertas ao público e a entrada é franca.

O Undokai faz parte do calendário oficial dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil, iniciativa da Embaixada do Japão no Brasil que celebra o aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, iniciadas em 5 de novembro de 1895 com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

Durante o evento, famílias de descendentes e de interessados na cultura japonesa se reúnem para um dia de gincanas ao ar livre, promovendo a integração entre os participantes, o espírito esportivo, a atividade física e o lazer. A festividade terá mais de 30 provas para pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.

Em 2014, mais de 1000 pessoas compareceram ao evento. Além das brincadeiras, a festividade também terá uma área de alimentação com pratos típicos da culinária japonesa, além de churrasco. No intervalo para o almoço, vários grupos farão apresentações culturais e de artes marciais.

História

Atualmente o evento é realizado no Japão no mês de outubro – especialmente no dia 10, data em que se comemora o Taiiku no Hi (Dia dos Esportes). O primeiro Undokai da história da Imigração Japonesa no Brasil foi feito antes mesmo dos primeiros imigrantes pisarem em terras tupiniquins, pelos passageiros que estavam a bordo do navio Kasato Maru em 1908 – o primeiro a trazer oficialmente um grande grupo de imigrantes pelo acordo assinado entre o Brasil e o Japão em 1895 – que ocuparam todo o deque superior externo do navio para assistir e participar das corridas e brincadeiras.

Desde então, em terra, o Undokai passou a ser realizado anualmente e tornou-se uma tradição. Ao se estabelecerem no Brasil, os imigrantes sentiram a necessidade de promover eventos de integração social e a realização do Undokai foi uma escolha natural, partindo-se do fato de que, independentemente de qual região ou província vinham as famílias de imigrantes, todos conheciam e sabiam como funcionava a dinâmica da festividade.

Undokai 2015 (63ª Festividade Esportiva)
Quando: 1º de maio de 2015, das 9h às 17h
Local: Associação Atlética dos Portuários
(entrada pela Rua Cincinato Braga, 01 – Santos – SP)
Aberto ao público – Entrada franca

Confira o calendário de eventos completo