Cônsul-geral Fukushima: uma despedida emocionada da comunidade nipo-brasileira

Compartilhe

01Os olhares ansiosos acompanharam a figura esguia que se colocou em pé, com elegância. Que dirá o protagonista desta cerimônia especial organizada para sua despedida?
De frente a ele, uma plateia formada por cerca de 200 pessoas. Homens de terno escuro, mulheres com seus trajes sociais, apropriados para esta reunião especial. Em sua maioria, representantes das entidades nipo-brasileiras da capital, Grande São Paulo e interior paulista, empresários, executivos, entre outros.

02A crescente expectativa pelas palavras do cônsul-geral Noriteru Fukushima acompanhou uma inesperada mudez do homenageado ilustre. “Nesta noite, fico muito emocionado….” e as palavras foram sufocadas pela emoção de fato. O semblante tenso revelava um cônsul-geral que naquele momento estava sendo incapaz de controlar suas emoções. E, a plateia foi solidária: preencheu esse silencio com calorosa salva de palmas.

03Foi um hiato capaz de equilibrar as emoções: a partir daí, o cônsul-geral Fukushima conseguiu completar sua saudação feita em português (com leve sotaque castelhano!).

04O cônsul-geral Fukushima, mesmo falando de improviso, não se esqueceu de relacionar cada uma das entidades presentes, destacar sua atuação, e exaltar sua gratidão a todas. Foi como se descrevesse as cenas de um filme gravado durante os dois anos e meio em que estave à frente do Consulado-Geral do Japão em São Paulo – um tempo em que, juntamente com os compromissos inerentes ao cargo, esteve em pelo menos 153 localidades participando de eventos e estabelecendo contato com os personagens dos lugares visitados. Certamente, sua fluência em português foi um forte aliado.

05“Nestas colônias senti como se estivesse no Japão e aprendi através dos senhores o que é o Japão, aqui aprendi Japão”, afirmou. “Não tenho palavras para agradecer por tudo, meu coração está em São Paulo e sempre estarei pensando em vocês”, garantiu.

Ao final, foi aplaudido em pé, com muita emoção de toda plateia (acompanhe a gravação da fala do cônsul-geral Fukushima).

Uma concorrida cerimônia

06Uma vez mais impressionados com o desempenho do cônsul-geral Fukushima, os presentes tornaram a reafirmar o lamento que tem sido tema comum na comunidade – poderia ficar mais tempo em São Paulo. No entanto, diante da notícia de que a breve estada se dá em razão de sua promoção ao cargo de embaixador, todos se mostram conformados e felizes com o reconhecimento de sua competência.

07A cerimônia de despedida foi realizada no Espaço Multiuso, no último dia 23 de abril, à noite, com a presença de cerca de 200 pessoas. Iniciou com a saudação do presidente Kihatiro Kita como representantes das entidades co-promotoras do evento (leia a íntegra da saudação do presidente Kita).

08Em seguida, as entidades fizeram entrega de uma placa de homenagem ao cônsul-geral Fukushima. Também, nessa mesma ocasião, o presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Kazoshi Shiraishi, homenageou-o com uma placa em que exalta a gratidão e a importância da atuação do diplomata.

Os políticos foram representados por seus assessores e o deputado federal Walter Ihoshi encaminhou mensagem cumprimentando o homenageado.

Após a saudação do cônsul-geral Fukushima, Yoshiharu Kikuchi, presidente do Enkyo foi encarregado de levantar o brinde da noite. Em seguida foi dado início ao jantar, momento em que a maioria aproveitou para se despedir pessoalmente do cônsul-geral.

{gallery}noticias/2015/abril/despedida-consul-fukushima/evento::::2{/gallery}

 

Entre as entidades presentes na cerimônia estiveram:

ABJICA – Associação dos Ex-Bolsistas da JICA
ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade
Aliança Cultural Brasil-Japão
ANBA (Associação Nipo-Brasileira de Tiro ao Alvo)
Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono
Associação Cultural e Esportiva Piratininga
Associação Cultural Nipo-Brasileira de Guaraçai
Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro
Associação de Ikebana do Brasil
Associação Furusato Sossei
Associação Japonesa de Santos
Associação Nipo-Brasileira de São Caetano do Sul
Associação Nipo-Brasileira de Sete Barras
Associação Panamericana Nikkei do Brasil
Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo
Brasil Shibu
Bunkyo – Associação Cultural Nipo-Brasileira de Mogi das Cruzes
Cafelândia
Centro de Chadô Urasenke do Brasil
CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior
Coral Feminino Bunkyo
Cotia Seinen Renraku Kyoguikai
Escola de Samba Águia de Ouro
Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil
Federação das Associações Nipo-brasileiras da Noroeste
Federação das Associações Nipo-Brasileiras de Registro
Federação Sakura Ipê do Brasil
Fundação Japão
Gaimusho Kenshusei
GLA
Hospital Nipo-Brasileiro (Enkyo)
Hospital Santa Cruz
Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas
Instituto de Ikebana Ikenobo do Brasil
IPK – Instituto Paulo Kobayashi
JCI Brasil-Japão
JDS
Jetro-São Paulo
JICA
Jornal Nikkey
Jornal Nippaku
Jukuren
Kibo-no-Iê
Kodomo-no-Sono
Nippon Country Club
Nippon Kaigi do Brasil
Promissão
Revista Mundo OK
São Paulo Shimbum
SBPN
Shuyodan do Brasil
Sociedade Cultural ABC
Sumô
União Cultural e Esportiva da Sudoeste
União Cultural e Esportiva São Paulo Norte
União das Associações Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo
União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André
União das Entidades Nipo-Brasileiras de SBC
Universidade de São Paulo
Universidade de Tsukuba
Wan-wan-kai

Também, as associações das províncias de Akita, Aomori, Chiba, Gunma, Hyogo, Kagawa, Kagoshima, Kochi , Mie, Miyazaki, Nara, Okinawa, Saitama, Shimane, Shizuoka, Yamagata e Yamaguchi.

Além dos representantes das seguintes empresas: Alfainter Turismo, Banco Tokyo Mitsubishi, Bradesco Nikkei, Gema Turismo, Honda South America, Ikezaki Cosméticos, Kawasaki do Brasil, Ken Mabe Arquitetos e Associados, Kurashiki do Brasil Têxtil, Pilot Pen, Rancho da Traira (Vila Mariana), Rigaku Latin America Consultoria, S.C. Toyota Tsusho do Brasil, Sansuy, Tivoli Hotels Resorts, Toyota Tsusho e Yakult S/A Indústria e Comércio.

E os assessores dos vereadores Aurélio Nomura e George Hato e dos deputados Jooji Hato e Keiko Ota.

Confira o calendário de eventos completo