Dia 17 de maio, abertura da mostra permanente da arte cerâmica de Shoko Suzuki

Compartilhe

040-03160“São obras que ela fez questão de guardar, ao invés de vender”. Este foi o primeiro passado para a organização da Mostra Permanente das obras da ceramista Shoko Suzuki, que está coordenada por outra ceramista, Ivone Nakamura Shirahata.

Esta mostra, de acordo com Ivone, reunirá 23 obras de tamanho grande que faziam parte do acervo particular de Shoko Suzuki, além de outras peças menores, incluindo algumas muito antigas adquiridas por ela em antiquários, ou de ceramistas amigos com os quais conviveu quando ainda residia no Japão.

A mostra “além do valor histórico, tem agregado o valor sentimental”, destaca Ivone, lembrando que “essa preocupação de Shoko Suzuki em preservar e tornar suas obras acessíveis ao público em geral tornou-se mais forte ao completar 86 anos de idade”.

Ivone Shirahata, uma das antigas discípulas de Shoko, conta que, há cerca de dois meses, foi procurada pela mestre solicitando que, ‘daqui para frente, eu me responsabilizasse pelo acervo que ela vinha guardando até hoje”. Certamente não é uma missão muito fácil, reconhece Ivone, mas acrescenta, “encarei esse pedido como um significativo voto de confiança depositado em minha pessoa, e aceitei-o como uma grande honra”.

Por conta disso, o ateliê foi reorganizado e criado um salão para abrigar as obras de Shoko Suzuki, que será inaugurado no próximo dia 17 de maio, às 14h30.

Para o futuro, destaca a ceramista, “penso que esse acervo de Shoko Suzuki poderia fazer parte de um Museu de Cerâmica, que ainda não existe, mas que um dia poderá existir. Afinal, temos tantos ceramistas maravilhosos em nosso país”.

Ao mesmo tempo, admite, “também poderia batalhar pela construção de um Memorial Shoko Suzuki, onde poderiam ser preservadas as obras e os sentimentos dessa mulher incrível, que saiu do Japão para um país que não conhecia e que hoje nutre uma paixão incondicional por essa pátria adotiva, onde construiu toda sua arte com a habilidade de suas mãos e com toda sua sensibilidade”.

Mostra Permanente de Shoko Suzuki
Dia/hora: 17 de maio de 2015 (domingo), às 14h30
Local: Ateliê Terra Bela
Rua Leoni Costa, 300 – Jd. Pioneiro – Cotia – SP
Mais informações: (11) 4614-6582

Confira o calendário de eventos completo