Até 29 de maio, inscrição para Bolsa de Pesquisa MEXT 2016

Compartilhe

mext 2016Mesmo que você não domine a língua japonesa e/ou não seja descendente da Terra do Sol Nascente, esta é a oportunidade de conquistar uma bolsa de pesquisa (pós-graduação) no Japão. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 29 de maio. Fique atento aos prazos e requisitos para esta bolsa oferecida pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Governo Japonês.

Para se candidatar é preciso ser brasileiro, ter até 34 anos de idade, estar formado ou terminar a graduação até junho de 2016 e ser fluente na língua inglesa ou japonesa.

Para aqueles que ainda não têm o domínio da língua japonesa, será ministrado um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa no Japão. A duração inicial da bolsa é de 2 anos (abr/2016 a mar/2018) ou 1,5 ano (out/2016 a mar/2018).

Entre os benefícios oferecidos pela Bolsa de Pesquisa MEXT estão: passagem aérea de ida/volta; isenção de taxas escolares; bolsa de 143.000 ienes/mês e a possibilidade de extensão da bolsa por mais 2 ou 3 anos, mediante ingresso em Mestrado ou Doutorado em universidade japonesa.

Os candidatos residentes nos estados de SP, MT, MS e região do Triângulo Mineiro são atendidos pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo. Os demais interessados devem verificar qual representação diplomática atende sua jurisdição consultando o site: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/sobre/outro.htm

As inscrições podem ser feitas pessoalmente, por procuração ou por Correio. Os candidatos da jurisdição do Consulado Geral do Japão em São Paulo podem ter mais informações sobre requisitos, documentos necessários e processo de seleção no site: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1.htm

INFORMAÇÕES
Período de inscrição: 4 de maio a 29 de maio 2015
Inscrições pelo CORREIO: até 26 de maio 2015 (o Consulado enviará e-mail de confirmação de inscrição. O candidato que não receber a mensagem deve entrar em contato)
As inscrições são gratuitas
Local: Consulado Geral do Japão em São Paulo (Departamento Cultural)
Av. Paulista, 854 – 3° andar – CEP 01310-913 – São Paulo – SP
Atendimento: segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 14h às 17h
Tel: (11) 3254-0100 / E-mail: cgjcultural5@sp.mofa.go.jp

Candidatos fora dos estados de SP, MT, MS e região do Triângulo Mineiro devem verificar qual representação diplomática atende sua jurisdição consultando o site: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/sobre/outro.htm

Confira o calendário de eventos completo