O seu talento na 9ª Grande Exposição de Arte Bunkyo

Compartilhe

01Nos dias 14 a 16 de julho serão realizadas as inscrições para a 9ª Grande Exposição de Arte Bunkyo. O evento abre espaço para os mais diferentes trabalhos, que incluem desde pintura, gravura, colagem, fotografia, escultura e outros, até arte em cerâmica, laca, metal, vidro, madeira, joalheria, arte têxtil…

Com o objetivo de incentivar a criação artística, divulgar novos artistas e consolidar aqueles em ascensão, a mostra é realizada anualmente pelas Comissões de Arte Craft e de Artes Plásticas do Bunkyo. Além de coordenar as inscrições, elas realizam a seleção dos trabalhos juntamente com artistas convidados como jurados em cada categoria.

Em outubro, as obras que mais se destacarem serão apresentadas ao público na Grande Exposição, que ocupa quase todos os espaços do Bunkyo. A edição de 2014 contou com a participação de 142 artistas e 361 trabalhos selecionados.

A 9ª Grande Exposição de Arte Bunkyo faz parte dos eventos comemorativos aos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e aos 60 anos de fundação do Bunkyo.

Regulamento

02Os candidatos podem inscrever até 3 (três) obras, inéditas e originais, em cada categoria (Arte Craft ou Artes Plásticas). As obras devem ser entregues no ato da inscrição, devidamente embaladas e identificadas. Trabalhos feitos em conjunto também podem participar e precisam ter o nome de cada autor e a respectiva parte confeccionada mencionada com clareza na ficha de inscrição. Confira abaixo os detalhes de cada regulamento:

Artes Plásticas (Contemporâneo ou Biten)
– Temas e técnicas livres
– Obras bidimensionais: pintura a óleo, acrílica, gravura, desenho, aquarela, fotografia, técnica mista, colagem, processo gráfico-eletrônico, etc.
– Obras tridimensionais: escultura e arte objeto.
>>> Regulamento de Artes Plásticas

Arte Craft
– Obras de arte em cerâmica, laca, metal, vidro, madeira, bambu, bonecas de kiri, papier machè, joalheria, oshibana e arte têxtil, como feltro, batik, macramê, tear, tingimento, tapeçaria, bordado e patchwork (entende-se por arte têxtil tudo que alude e se comporta como fibras, tela, fios, membrana ou película, seja orgânico ou sintético).
>>> Regulamento de Arte Craft

Resultado e Premiação

03A partir do dia 7 de agosto, serão divulgados no site do Bunkyo (www.bunkyo.org.br) os premiados de 2015.
Nesta edição, também será concedido um prêmio especial ao destaque do evento.
Cada modalidade (Craft, Contemporâneo e Biten) irá conceder: 1 (uma) Medalha de Ouro; 2 (duas) Medalhas de Prata, 3 (três) Medalhas de Bronze e 5 (cinco) Menções Honrosas.

Inscrição e entrega das obras
Período: de 14 a 16 de julho de 2015, das 10h às 17h (terça a quinta-feira)
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo)
Rua São Joaquim, 381 – 1º andar – Liberdade – São Paulo – SP
Taxa de Inscrição: R$ 230,00 (duzentos e trinta reais) por artista e em cada categoria
Informações: (11) 3208-1755 / bunkamatsuri@bunkyo.org.br

9ª Grande Exposição de Arte Bunkyo
Inauguração e premiação: 10 de outubro de 2015 (sábado), das 15h às 19h
Exposição: de 11 a 18 de outubro de 2015
Visitação: segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Sábado e domingo, das 10h às 17h
Último dia: 18 de outubro (domingo), das 10h às 15h

Confira o calendário de eventos completo