Julho é mês de Sakura Matsuri

Compartilhe

sakuramatsuri 111Nos dias 4 e 5 de julho, das 8h às 17h, acompanhando a floração dos pés de cerejeira, será realizado em São Roque o 19º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos 2015.

Coordenado pelo Bunkyo em conjunto com as entidades nipo-brasileiras da região, o Sakura Matsuri faz parte do calendário oficial da Estância Turística de São Roque, além de integrar os eventos comemorativos dos 120 Anos de Amizade Brasil-Japão e os 60 anos de fundação do Bunkyo.

sakuramatsuri 049A programação cultural do Festival traz diversas oficinas gratuitas como a confecção de pipas com o eng. Ken Yamazato; cerâmica, sob orientação da Comissão de Arte Craft do Bunkyo; patchwork, com Léa Eslis; oficina de bonsai, sob coordenação da Associação Amigos do Bonsai de Vargem Grande Paulista e de ikebana, com a escola Kado Sanguetsu.

Além disso, estarão expostos os haiku vencedores do Concurso de Haiku e as melhores fotografias do Concurso Bunkyo de Fotografia e será inaugurada a exposição “Bunkyo 60 Anos – Sua Trajetória”. Também serão realizados shows artísticos com apresentações de música e dança, além de taikô, demonstração de artes marciais, entre outros.

Acompanhe a programação de palco:

Sábado, dia 4 Domingo, dia 5
10:00 – Ken Yamazato 10:00 – Ken Yamazato
10:30 – Akemi Matsuda – Embaixadora Kawaii do Brasil 10:30 – Kenko Hyogen Taissô
11:00 – Gold and Silber (Alemanha) 11:00 – Kendo Kokushikan
11:30 – Ryubu Daiko CCI 11:30 – Grupo Folclórico Tirol – Sapateado (Áustria)
12:00 – Cerimônia de Abertura 12:00 – Sérgio Tanigawa
13:00 – Nete Salmah – Dança do Ventre 12:30 – Kodama Kai – ACEVGP
13:30 – Alces Risumu Taissô 13:00 – Mariana Suzuke (Dourados MS)
14:00 – Kien Daiko 13:30 – Ballet Marisa Éscher
14:30 – Mieko Tsurusawa (cantora japonesa) 14:00 – Edson Saito Y.ES Band
15:00 – Mugen (prof. Gilson) 15:30 – Assoc. Ibiunense de Artes Marciais
15:30 – Joe Hirata 16:00 – Sawalef – Dança do Ventre
16:00 – Ricardo Nakase 16:30 – Encerramento
16:30 – Kendô Kokushikan 17:00 – Sorteio
17:00 – Encerramento  
* programação sujeita a alteração

Entre as atividades do evento também será realizada 4ª edição do Concurso Bunkyo de Fotografia, com patrocínio da Fujifilm do Brasil. Os candidatos participam com até duas fotografias tiradas durante o Sakura Matsuri deste ano. A participação é gratuita e as inscrições serão realizadas no dia.

Já a Praça de Alimentação, um dos locais mais concorridos do evento, conta com a gastronomia japonesa feita pelas associações locais, que inclui curry rice, guiosa, okinawa soba, oniguiri, temaki, tempurá, udon, yakisoba, yakitori e outros.

sakuramatsuri 050Outras delícias também estarão à disposição do público, como a culinária alemã/austríaca: cervela grelhada, joelho de porco e variados tipos de salsichão; brasileira: churrasquinho, pão na chapa, pastel, feijoada e lanche de pernil; italiana: capeletti, caneloni, rondeli e nhoque; e portuguesa: alheira, bacalhau ao forno, bolinho de bacalhau, caldo verde, carne no espeto de louro, queijo coalho, além de suco de uva e vinho.

Uma novidade neste ano será a presença de food trucks, que estarão vendendo okonomiyaki, takoyaki e hambúrguer de wagyu. Ainda na Praça de Alimentação, vale experimentar a variedade de doces oferecidos por diferentes barracas.

sakuramatsuri 024O setor de bazar também promete variedade de produtos nacionais e importados além de flores, frutas e verduras, fresquinhas ou desidratadas, que são produzidas na região.

Mas, sem dúvida, a grande atração do evento são os cerca de 400 pés de cerejeira floridos, os sakura, que estão espalhados por todo o Kokushikan. O local abriga três variedades: Okinawa (rosa forte); Himalaia (flores miúdas em rosa claro); e Yukiwari (rosa claro).

sakuramatsuri 029A dica é passear pelo Kokushikan e ir fotografando durante o trajeto para não perder a oportunidade de encontrar a árvore mais florida do Festival. A paisagem é imperdível e vale a pena reunir toda a família para uma pose sob as árvores floridas ou parar durante o caminho para tirar aquela selfie e enviar aos amigos que não vieram.

Quem tiver espaço para o cultivo também pode adquirir mudas de sakura, que estarão disponíveis próximo ao setor de bazar.

SERVIÇO
19º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos 2015
Data: dias 4 e 5 de julho, sábado e domingo, das 8h às 17h
Cerimônia de abertura: sábado, 4 de julho, às 12h
Local: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
(Rod. Bunjiro Nakao, Km 48) Estrada do Carmo, 801 – Bairro do Carmo – São Roque – SP
ENTRADA FRANCA
Contribuição por veículo: R$ 20,00 (concorra ao sorteio de um Home Theater Sony)

Ônibus para o evento (antecipado)
Passagem: R$ 30,00 (ida e volta)
O ponto de saída e retorno será em frente à sede do Bunkyo, sito à Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP (próximo à Estação São Joaquim do Metrô).

Informações: (11) 3208-1755, com Aurora
Horário de atendimento da Secretaria: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30

Coordenação:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista
Associação Cultural de Mairinque
Associação Mallet Golf Kokushikan
Cotia Seinen Renraku Kyoguikai

Realização: Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social

Patrocínio:
Honda, Sakura, Fast Shop, Brastel, Alfa – Macarrões Orientais, Brasil Kirin e Fujifilm

Apoio:
Prefeitura da Estância Turística de São Roque
Consulado Geral do Japão em São Paulo
JICA – Japan International Cooperation Agency

Confira o calendário de eventos completo