Celebrações religiosas em memória dos imigrantes japoneses

Compartilhe

dsc 0013Em junho, além de diversas festividades comemorativas aos 107 anos da imigração japonesa no Brasil, muitas entidades nipo-brasileiras também realizam cerimônias religiosas em memória dos imigrantes pioneiros. Em agradecimento e reconhecimento a todos aqueles que enfrentaram as dificuldades e se firmaram no Brasil, são celebradas na capital paulistas três cerimônias especiais no dia 18 de junho – data oficial da imigração ao país. Todos estão convidados a participar.

Bem cedinho, às 8h, os católicos se reúnem no centro de São Paulo, na Igreja São Gonçalo (atrás da Catedral da Sé) para a Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores. A missa é celebrada em japonês e português com a coordenação da PANIB – Pastoral Nipo-Brasileira em conjunto com o Bunkyo.

dsc 0064Em seguida, muitos se dirigem para o Parque Ibirapuera para visitar o Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – Ireihi. Localizado próximo ao Pavilhão Japonês, na Rua Arigatô, ao lado do Planetário, o Memorial recebe japoneses e descendentes que dirigem suas preces aos entes queridos. A celebração inicia às 10h30 e é coordenada pelo Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

No Grande Auditório do Bunkyo, no bairro da Liberdade, às 14h, é realizado o Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses. Os budistas têm a oportunidade de fazer sua oferenda de incenso neste culto coordenado pela Federação das Escolas Budistas do Brasil, juntamente com o Bunkyo.

SERVIÇO

Dia 18 de junho de 2015, quinta-feira

8h – Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores
Local: Igreja São Gonçalo – Praça Dr. João Mendes, 108 – Centro – São Paulo/SP

10h30 – Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – Ireihi
Local: Parque Ibirapuera – próximo ao Planetário e ao Pavilhão Japonês

14h – Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses
Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo/SP

Realização
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil
PANIB – Pastoral Nipo-Brasileira
Federação das Escolas Budistas do Brasil

Confira o calendário de eventos completo