No Paraná, as comemorações do Centenário da Colonização Japonesa

Compartilhe

logo alianca paranaNeste sábado, dia 13 de junho, a Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, em conjunto com a Associação Nipo-Brasileira de Cambará e Prefeitura Municipal de Cambará, iniciam as comemorações do Centenário da Colonização Japonesa no Paraná.

Localizada na região norte do estado paranaense, Cambará é considerada a “porta de entrada” dos imigrantes japoneses na região – a partir de 1915, eles chegaram interessados pelas terras férteis às margens do rio Alambarí, para cultivar café e outros produtos agrícolas.

A programação oficial terá início logo de manhã, às 9h, no Cemitério Municipal, com a cerimônia religiosa em homenagem aos pioneiros e às vítimas da epidemia de malária no início da colonização da região.

Em seguida, às 10h, na Praça da Avenida Brasil, no centro da cidade, haverá o descerramento do monumento de homenagem ao Centenário da Colonização Japonesa no Paraná. Nesse dia também será realizada uma programação cultural que inclui a apresentação do grupo de tambores “Wakaka Taiko”.

O Bunkyo estará representado pela presidente Harumi Arashiro Goya que, coincidentemente, foi para Cambará em 1958, acompanhando a família ao emigrar ao Brasil.

As comemorações ao Centenário da Colonização Japonesa no Paraná prosseguem com outras atividades. Veja abaixo os eventos de junho:

Dias 18 a 21 de junho, quinta a domingo, em Apucarana
Sakura Matsuri (Festival das Flores de Cerejeira), organizado pela Associação Cultural e Esportiva de Apucarana – ACEA

Dia 20 de junho, sábado, em Rolândia
10h – Cerimônia em Memória ao Centenário da Colonização Japonesa no Paraná, no Imin Center – Museu Histórico da Imigração Japonesa do Paraná – Estrada Rolândia Pitangueiras, Km 5 – Rolândia – PR

Dias 20 e 21 de junho, sábado e domingo, em Curitiba
Imin Matsuri (Festival da Imigração), organizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkey Curitiba

De 20 de junho a 2 de agosto, em Curitiba
Exposição de Ukiyoe, com obras do Museu de Arte Fuji de Tóquio, no Museu Oscar Niemeyer

Confira o calendário de eventos completo