Reimei Yoshioka é condecorado pelo governo japonês

Compartilhe

reimeiNo dia 24 de junho será realizada a Cerimônia de Homenagem aos Condecorados de Primavera 2015 pelo governo japonês. O evento acontece no Salão Nobre do Bunkyo, às 19h30. O condecorado deste ano é Reimei Yoshioka, que receberá a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Prata.

A cerimônia da comunidade nipo-brasileira se realiza após a entrega solene na residência do cônsul-geral Takahiro Nakamae, no bairro do Morumbi, que deverá reunir familiares do condecorado e os representantes das 35 entidades nipo-brasileiras co-promotoras da homenagem no Bunkyo.

Reimei Yoshioka formou-se em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social e fez mestrado e doutorado em Geografia Humana na USP. Foi professor-visitante da Universidade de Tenri, na Província de Nara, Japão, no Departamento de Estudos Brasileiros, de 1997 a 2001. Nesses quatro anos, estudou a problemática dos trabalhadores brasileiros no Japão, sobretudo com relação à Educação. O tema resultou em sua tese de doutoramento intitulada “Por que Migramos do e para o Japão”, e no livro “Dekasseguis com os Pés no Chão” (em coautoria com Silvio Sam).

Yoshioka foi atleta, dirigente e árbitro de beisebol; presidente da Federação Paulista de Beisebol e Softbol; vice-presidente do Bunkyo e coordenador do Núcleo de Informação e Apoio a Trabalhadores Retornados do Exterior (Niatre) – projeto conveniado com o Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2011 foi agraciado pelo governo japonês, por meio do Ministério de Relações Exteriores, com o diploma de “Gaimu Daijin Hyosho Jo”.

De 2006 a 2013, Yoshioka foi presidente da Assistência Social D. José Gaspar (Ikoi-no-Sono), entidade criada em junho de 1942, que presta assistência às pessoas da terceira idade. Atualmente é Diretor de Assistência Social do Bunkyo.

Filho de imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil em 1928, vindos da região de Hokkaido, o professor Reimei Yoshioka nasceu em 3ª Aliança, em Mirandópolis, um dos núcleos pioneiros de colonização japonesa em São Paulo.

Cerimônia de Homenagem aos Condecorados de Primavera 2015
Data: 24 de junho de 2015 (quarta-feira), às 19h30
Local: Salão Nobre do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – São Paulo – SP
Taxa de adesão: R$ 90,00 por pessoa
Confirmação de presenças até 19 de junho pelo telefone (11) 3208-1755 ou e-mail: contato@bunkyo.org.br, com Akira ou Sayuri

As entidades co-promotoras do evento são: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil-Japão, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-no-Iê, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Associação Harmonia de Educação e Cultura, Centro de Chado Urassenke do Brasil, Associação Ikebana do Brasil, Nippon Country Club, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões do Brasil, Cotia Seinen Renraku Kyogui-Kai, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (CIATE), Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Associação Cultural e Esportiva Piratininga, Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshuusei, Associação dos Bolsistas da JICA (ABJICA), Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, Federação das Escolas Budistas do Brasil, Associação Beneficente Feminina Esperança, Associação Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN), Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil, Associação Furusato Soosei do Brasil, Associação Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), JCI – Câmara Júnior Brasil-Japão, Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (ASEBEX), União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, Federação Sakura e Ipê do Brasil e Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural.

Confira o calendário de eventos completo