Concorrida recepção ao cônsul-geral Nakamae

Compartilhe

01Realizou-se, na noite do dia 11 de junho, a cerimônia de boas-vindas ao novo cônsul-geral Takahiro Nakamae do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Ele está sucedendo o cônsul-geral Noriteru Fukushima que foi promovido a embaixador da Argentina.

02A recepção ao novo cônsul-geral Nakamae – que esteve acompanhado da esposa Masako – foi das mais concorrida: cerca de 230 pessoas lotaram o Salão Nobre da entidade. Houve um comparecimento maciço dos representantes das 34 entidades co-promotoras, como também, de representantes das entidades do interior e de outros estados relacionados à jurisdição do Consulado Geral do Japão de São Paulo. Também foi registrada a presença de numerosos representantes de empresas japonesas.

0304A saudação em nome das entidades co-promotoras foi feita pela presidente do Bunkyo, Harumi Arashiro Goya, que destacou a forte ligação entre Brasil e Japão. “Esses dois países, geograficamente, estão separados por uma das maiores distâncias do mundo. No entanto, em contraposição, São Paulo sedia a maior comunidade Nikkei fora do Japão. Podemos dizer que, em contraste com a distância que nos separa, nossos sentimentos parecem estar muito próximos”.

05Também solicitou que, a exemplo dos cônsules anteriores, “a despeito desse movimentado cotidiano”, visitasse “cada um dos núcleos de nikkeis localizados no âmbito da jurisdição abrangida pelo Consulado Geral em São Paulo, para transmitir-lhes suas palavras de reconhecimento e incentivo”.

06O cônsul-geral Nakamae, que serviu durante quase dois anos na Embaixada do Japão, em Brasília, assume o Consulado Geral de São Paulo num ano de intensas atividades (comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, 100 anos da instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo, bem como, a futura instalação do centro Japan House).

07Em sua saudação, uma novidade: ao invés de tirar do bolso do paletó as folhas de papel com suas anotações, seguiu para o microfone com um moderno ipad. E, se não bastasse, limitou-se ao discurso em português, deixando de lado a versão japonesa.

08Em sua fala, além de citar os compromissos com as comemorações, disse que pretende dar “seguimento e ampliar nossos contatos”, como também, “trabalhar para fortalecer os laços entre Brasil e Japão”.

09Passava das 22 horas quando os homenageados, encerrando o ritual da troca de cartões com os participantes, puderam se sentar à mesa para servir-se do jantar.

Confira o calendário de eventos completo