Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em Homenagem aos 107 da Imigração Japonesa no Brasil

Compartilhe

03No último dia 15/6, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão memorável presidida pelos deputados estaduais Hélio Nishimoto e Jooji Hato e em conjunto com outros seis parlamentares nikkeis (vereadores Aurélio Nomura, George Hato e Massataka Ota e os deputados federais Keiko Ota, Walter Ihoshi e Willian Woo) realizou, no plenário Juscelino Kubitscheck de Oliveira, sessão solene em homenagem aos 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

A solenidade contou com as presenças ilustres do novo cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, Harumi Arashiro Goya, o tenente-brigadeiro do ar, Juniti Saito e outras autoridades e personalidades da comunidade nikkei.

02Após o discurso de abertura do deputado Jooji Hato, os vereadores e os deputados federais proponentes destacaram o trabalho e a luta dos imigrantes japoneses nesses 107 anos de história no Brasil, iniciados com a chegada do navio Kasato Maru, no dia 18 de junho de 1908, no porto de Santos. Harumi Goya, a homenageada do deputado estadual Hélio Nishimoto, discursou em nome das entidades nikkeis. O novo cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, em nome do Governo Japonês.

04Ao assumir a presidência da sessão, o deputado Hélio Nishimoto destacou a importância e a contribuição de japoneses e brasileiros na integração cultural dos dois povos. Falou de sua alegria e satisfação em homenagear Harumi Goya, a primeira mulher a assumir a presidência do Bunkyo, principal entidade da comunidade nipo-brasileira. Mencionou também o trabalho e a determinação do professor Kokei Uehara, presente ao ato. Uehara presidiu, em 2008, as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e foi o responsável pelo ingresso de Harumi Goya na diretoria do Bunkyo.

01Na sequência, os proponentes homenagearam os seus indicados com a entrega de uma placa comemorativa. Pela ordem: a deputada federal Keiko Ota homenageou a empresária Chieko Aoki; o deputado federal Walter Ihoshi, o ex-presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita; o deputado federal Willian Woo, o engenheiro civil e dirigente Shinji Yonamine; o deputado estadual Jooji Hato, o empresário André Maeda; o vereador Massataka Ota, o engenheiro civil e dirigente José Taniguti; o vereador George Hato, o judoca Charles Chibana; e o vereador Aurélio Nomura, o delegado de Polícia Federal Yokio Oshiro.

Kihatiro Kita, ex-presidente do Bunkyo, falou em nome de todos os homenageados. Em seguida, o deputado Hélio Nishimoto agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão solene. Depois, convidou os presentes para um coquetel servido no hall monumental da Casa de Leis.

O Brasil conta com a maior comunidade de japoneses e descendentes fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de pessoas. São Paulo é o estado que concentra a maior população de ascendência japonesa, seguido dos estados do Paraná, Mato Grosso e Pará.

Confira o calendário de eventos completo