Premiados no II Concurso Bunkyo de Contos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Após avaliar os 173 contos inscritos, a Comissão de Atividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa está divulgando os quatro autores premiados no II Concurso Bunkyo de Contos.

Ao todo, participaram 147 candidatos residentes em 12 estados brasileiros, além de Inglaterra, Japão e Portugal. As inscrições foram realizadas até setembro de 2014 e a seleção reuniu contos inéditos sobre o tema “encontro entre as culturas brasileira e japonesa”.

Sendo um concurso de ficção, os autores tiveram inteira liberdade de criação e apresentaram as mais diferentes situações. Coube aos jurados o difícil trabalho de avaliar as histórias e indicar as premiadas.

As cinco personalidades que integraram o júri foram: Roberto Goto, professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da UNICAMP, doutorado em Letras e em Educação; Heloísa Jahn, tradutora literária e editora nas áreas de literatura brasileira e poesia na editora Cosac Naify; Ernesto Yoshida, jornalista e editor de publicações especiais da revista Exame; Giulia Moon, publicitária e escritora de contos e romances do gênero terror fantástico e Francisco Handa, monge regular da tradição budista Zen Soto, doutor em História Social pela UNESP, haicaísta e poeta.

Na pontuação geral, houve empate de três contos em 3º lugar. Assim, foi iniciada uma votação para eleger um vencedor, mas um novo empate se apresentou. Sendo cinco jurados, dois votos foram para o conto A, um voto para o conto B e os outros dois para o conto C.

A insistência do empate indicava que havia merecimento para as duas histórias e a comissão organizadora decidiu manter o empate premiando os dois contos.

Vindos de três estados, os vencedores do II Concurso Bunkyo de Contos são:
1º prêmio: Quixote Sama, de Helton Lucinda Ribeiro – São Sebastião do Paraíso-MG
2º prêmio: A Gata, de José Fernandes – São Paulo-SP
3º prêmio (empatados): O Buracili, de André Carlos Moraes – São Leopoldo-RS e O Espírito de Kenichi, de Maria Luíza Ferreira de Rezende – Itajubá-MG

Os autores serão premiados durante a cerimônia de outorga do 45º Prêmio Literário, que será realizada no dia 14 de novembro de 2015, no Salão Nobre do Bunkyo.

Confira o calendário de eventos completo