Em agosto, conheça o Esquadrão de Treinamento da Força de Autodefesa Marítima do Japão

Compartilhe

2008 bunkyoNa história do relacionamento Brasil-Japão do período pós-guerra, algumas datas comemorativas têm sido marcadas pela visita do Esquadrão de Treinamento da Força de Autodefesa Marítima do Japão – ocasiões em que o público tem sido convidado a participar.

O Esquadrão de Treinamento da Marinha Japonesa (Força de Autodefesa Marítima do Japão) vêm regularmente ao Brasil em períodos a cada quatro anos. Uma das últimas passagens em nosso país aconteceu em junho de 2008, durante a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, quando o Príncipe Herdeiro Naruhito também esteve presente e assistiu ao desfile da Marinha Japonesa no Sambódromo.

2008 sambodromoDesta feita, neste ano em que se comemoram os 120 anos do tratado de Amizade Brasil-Japão, no dia 5 de agosto, o Esquadrão chega a Santos para mais uma missão de intercâmbio e amizade.

Os navios que partiram do Japão no dia 21 de maio, e retornam em 27 de outubro próximo, devem visitar 12 países em sua rota. O objetivo dessa viagem é proporcionar treinamento naval aos aprendizes-marinheiros e intensificar o intercâmbio entre os países visitados.

No Brasil, a programação inicia já no dia 5 de agosto, quando os tripulantes desembarcam em Santos e vêm a São Paulo para participar de uma recepção no Bunkyo – sendo que após a cerimônia passam a ser acompanhados por representantes da associação de suas respectivas províncias no Brasil.

O público está convidado para assistir à solenidade e, também, para conhecer os navios japoneses que estarão atracados no Porto de Santos. A entrada é franca.

RECEPÇÃO AO ESQUADRÃO DE TREINAMENTO DA FORÇA DE AUTODEFESA MARÍTIMA DO JAPÃO

Data: 5 de agosto de 2015 (quarta-feira), das 12h às 12h30
Local: Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
Informações: (11) 3208-1755

O evento é coordenado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Aliança Cultural Brasil – Japão.

VISITA AOS NAVIOS DO ESQUADRÃO DE TREINAMENTO DA FORÇA DE AUTODEFESA MARÍTIMA DO JAPÃO

Aberto ao público: 6 de agosto (quinta-feira), das 9h às 11h30
– Qualquer pessoa pode visitar livremente portando documento de identificação com foto.
Local: CPSP – Capitania dos Portos de São Paulo
Cais da Marinha S/Nº – Porto de Santos – Santos – SP
Tel.: (13) 3221-3454

Especial: 7 de agosto (sexta-feira), das 13h às 16h
– Apenas para grupos de associações.
Reservas e informações:
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Departamento da Comunidade Nipo-Brasileira
Tel.: (11) 3254-0100 / Fax (11) 3254-0110
E-mail: cgjnb@sp.mofa.go.jp

Confira o calendário de eventos completo