Concurso Mundial de Haicai para Crianças 2015-2016

Compartilhe

haicaiNo menor poema do mundo, o haicai, cabe uma história: “Fugindo do monstro / Corredor da minha casa / Não acaba nunca” – este é um dos poemas premiados na última edição do Concurso Mundial de Haicai para Crianças, realizado em 2013, com o tema “Sonhos”.
Agora a JAL Foundation está promovendo a 14ª edição do concurso, que terá o tema “Manhã”, e você também pode participar. No Brasil, a atividade é coordenada pela Japan Airlines International – São Paulo, que estará recebendo inscrições até 30 de novembro de 2015.

O Concurso

Iniciado em 1990, o Concurso Mundial de Haicai para Crianças é realizado a cada dois anos e tem a finalidade de promover o desenvolvimento da criatividade e o intercâmbio entre as crianças, proporcionar a oportunidade de observar a natureza e aprofundar o conhecimento sobre o Japão.

Mel Appes de Sousa Martins - 10 anos - BrasilNa última edição, o concurso abordou o tema “Sonhos” e crianças de 34 países e regiões do mundo participaram enviando mais de 19.000 haicais. Neste ano, com o apoio de diversas escolas, os organizadores esperam receber o maior número possível de trabalhos.

Segundo Teruko Oda, uma das renomadas haicaístas do país e coordenadora da seleção no Brasil, “no ano passado tivemos pouco mais de 30 dias para divulgar o concurso nas escolas. A previsão era de que as inscrições não chegariam a 300, mas tivemos mais de 900 inscrições. Este ano, temos 4 meses pela frente”, diz entusiasmada com a possibilidade de aumentar ainda mais o número de participantes.

Teruko ainda ressalta que, fora o Japão, o Brasil foi o país que participou com o maior número de alunos, sendo 50 deles classificados na etapa brasileira e 10 na etapa mundial.

“A cada ano o nível dos poemas tem melhorado, dificultando a tarefa dos avaliadores. Acredito que isso se deve ao amadurecimento ou preparo dos professores, facilitado pelo acesso rápido às informações na internet e oficinas de criação poética oferecidas pelos membros dos grêmios de haicai”, avalia a coordenadora.

Sobre os jovens participantes, Teruco declara: “Independente do tema, as crianças tem grande facilidade para expor seus sentimentos, emoções ou pensamentos. De um modo geral, elas são muito espontâneas”.

“Muitas escolas já me informaram que estão preparando seus alunos. Percebo que alunos e professores estão bastante animados. Então, acredito que o Concurso Mundial será um grande evento”, finaliza.

 

Como participar

Podem participar crianças que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio na faixa etária inferior a 15 anos (que não completem 15 anos até 30/11/2015).

dreamsAs escolas recolhem o trabalho de seus alunos e encaminham para a JAL – São Paulo. Em caso de dúvida ou esclarecimentos necessários, o contato é feito diretamente com os responsáveis pela escola.

O poema haicai deve ser escrito em uma folha de sulfite branco tamanho A4, acompanhado de uma ilustração colorida. No verso desta mesma folha será colado o formulário de inscrição (veja aqui o modelo).

O tema do concurso 2015 é “MANHÔ – o assunto do poema deve ser um acontecimento, uma descoberta, uma sensação ou qualquer coisa relacionada a isso e que apresente alguma relação com a natureza e a estação do ano.

Cada criança deve encaminhar um único trabalho, que não tenha sido publicado em qualquer outro local.

Prazo da inscrição: até 30 de novembro de 2015

Endereço para entrega dos trabalhos
JAPAN AIRLINES INTERNATIONAL
A/C Competição de HAICAI
Av. Paulista, 542, 3º andar – Bela Vista
CEP 01310-000 – São Paulo – SP
>>> formulário aqui

 

Veja os trabalhos do Brasil classificados em 2013
http://www.jal-foundation.or.jp/002sekai/003sekaisa/13th/brasil.html

 

Seleção

A seleção no Brasil será efetuada por um júri indicado pela Japan Airlines International – São Paulo, sob coordenação de Teruko Oda, professora aposentada considerada uma das principais haicaístas do país. Os participantes classificados receberão certificado e brinde.

Em Tóquio, a seleção em nível mundial será efetuada pela JAL Foundation. Os melhores trabalhos serão publicados na antologia ‘Haiku by World Children 2016’ e um exemplar do livro é encaminhado para a biblioteca da escola do aluno classificado.

O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta nos sites:
http://www.jal-foundation.or.jp/new/haiku/contest/14th.html
http://www.kakinet.com/cms/?cat=9
http://www.nikkeibungaku.org.br

 

O que é haicai?

O haicai, conhecido na maioria dos países como haiku, é uma forma poética de origem japonesa que chegou ao Brasil no início do século 20. É o menor poema do mundo, composto por apenas três versos e dezessete sílabas poéticas. Em sua estrutura, o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos (formados por cinco sílabas poéticas) e o segundo é heptassílabo (constituído de sete sílabas). Além disso, o haicai traz uma referência à natureza expressa por uma palavra (o chamado kigô), que deve representar também a estação do ano. Entre os poetas brasileiros que fizeram haicai estão Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, Millôr Fernandes e Olga Savary.

Confira o calendário de eventos completo