Visite a Exposição Mundial de Pintura Infantil

Compartilhe

01De 31 de julho a 2 de agosto, os desenhos de 413 crianças serão expostos na sede do Bunkyo. As pinturas participam da seleção para o 23º Concurso Anual Mundial de Pintura Infantil – Ie-no-Hikari, que tem sua etapa final no Japão.

Desde a primeira edição, em 1993, o Concurso é coordenado regionalmente pela ADESC – Associação Cultural dos Departamentos das Senhoras Cooperativistas. A entidade divulga o evento para diversas escolas e se encarrega de receber, selecionar e encaminhar desenhos do Brasil para participar do concurso realizado pela Associação Ie-no-Hikari, do Japão.

04Segundo Marina Sugahara, uma das integrantes da ADESC, “antes a gente fazia a seleção e encaminhava os trabalhos para o Japão. Depois iniciamos a exposição porque os desenhos são muito bonitos”.

Após ser realizada em outros locais, há cerca de seis anos a exposição é sediada pelo Bunkyo, com o apoio da Comissão de Artes Plásticas – que auxilia na seleção dos desenhos.

03Marina ainda destaca que realizar o evento é mais do que fazer a exposição e seleção: “Ficamos muito contentes em receber cada desenho e fazemos uma carta de agradecimento para cada criança”. Como há limite de idade, ela ressalta “fazemos a carta de agradecimento para todas as crianças de 15 anos e enviamos junto uma agendinha, porque é o último ano de participação”.

Sob a coordenação de Chiseko Nishimura, atual presidente da ADESC, e a orientação da responsável pelos desenhos, Mari, toda a exposição foi montada. Também fizeram parte da equipe deste ano: Chiyomi, Hanako, Hisako, Kimito, Márcia, Marina, Satie, Satiko e Solange.

02A exposição reúne 413 desenhos, de artistas entre 6 a 15 anos de idade, das cidades de Arujá, Atibaia, Bastos, Capão Bonito, Colônia Pinhal, Indaiatuba, Itapecerica da Serra, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Nazaré Paulista, Pilar do Sul, Registro, São Bernardo do Campo, São Miguel Arcanjo, São Paulo, Suzano e Vargem Grande Paulista, além do estado de Rio Grande do Sul.

 

Exposição e Seleção do 23º Concurso Anual Mundial de Pintura Infantil – Ie-no-Hikari
Visitação: de 31 de julho a 2 de agosto de 2015 (sexta, sábado e domingo)
Horário: das 10h às 17h (domingo, até 15h)
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)
Entrada Franca

 

Concurso Anual Mundial de Pintura Infantil – Ie-no-Hikari

Na edição anterior, o concurso recebeu 23.868 inscrições de 83 países e regiões. Após duas fases de julgamento rigoroso a Ie-no-Hikari divulgou em seu site os 200 vencedores. Entre eles, estão três brasileirinhos: Marina Kie Sasahara Shimada (Ouro), Karen Kochi de Souza (Bronze) e Amanda Kaori Moribe (Menção Honrosa).

A Ie-no-Hikari promove o concurso visando a conscientização sobre a importância da natureza e da agricultura, bem como para incentivar a amizade e boa vontade entre as crianças de todo o mundo e ajudá-los a desenvolver personagens bem equilibrados.

Confira o calendário de eventos completo