Consulado do Japão comemora 100 anos de instalação em São Paulo

Compartilhe

01No dia 28 de julho, cerca de 300 convidados participaram do almoço na residência oficial do cônsul, oferecido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo. O evento marcou os 100 anos da instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo, bem como a ascensão de Takahiro Nakamae como cônsul-geral.

02“Exatamente na data de hoje, em 28 de julho de 1915, com o envio da Embaixada do Japão localizada no Rio de Janeiro, eram iniciados os trabalhos em São Paulo, sete anos após o início da imigração japonesa ao Brasil”, destacou o cônsul-geral Nakamae em suas palavras de saudação.

03Lembrou que, nos dias atuais, este consulado é responsável, além de São Paulo, pelo atendimento das regiões abrangidas por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro.

05Assim, de acordo com o cônsul-geral, nesta regional residem cerca de 1,2 milhão nipo-descendentes e estão instaladas cerca de 250 empresas japonesas, tornando-se assim “a maior posição de apoio das relações externas do Japão no Brasil”.

04Informou ainda que, ao assumir o cargo em junho passado, tornou-se o 34º cônsul-geral em São Paulo. “Sinto-me profundamente honrado por ter sido designado para este posto”, destacou, “exatamente quando se comemoram os 100 anos de instalação deste consulado, os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e os 107 anos da imigração japonesa ao Brasil”.

06“Neste ano memorável, vamos nos dedicar ainda mais, sem esquecer jamais a maravilhosa contribuição deixada pelos pioneiros”, ressaltou o cônsul-geral. Acrescentou ainda que, em comemoração aos 100 anos de instalação do Consulado estarão sendo homenageadas 100 entidades que contribuíram para o intercâmbio Brasil-Japão.

07Durante sua saudação, também apresentou a música “Love Song”, de Fernanda Takai e Miki Nomiya, que foi presenteada em comemoração ao 120 anos, “como uma obra de arte que personifica a amizade Brasil-Japão”.

A parte cerimonial foi finalizada com o brinde conduzido por Harumi Arashiro Goya, presidente do Bunkyo.

Confira o calendário de eventos completo