4º To-Sa Matsuri, no Parque da Água Branca

Compartilhe

flyer 2015A Associação Cultural dos Provincianos de Kochi, por meio do Departamento de Jovens (Kochi Seinen-Bu) realiza, neste final de semana, dias 22 e 23, no Parque da Água Branca, a 4ª edição do To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão.

O evento faz parte das comemorações dos 120 anos de assinatura do Tratado de Amizade Brasil-Japão e, como nas edições anteriores, conta com workshop, oficinas culturais, artesanato, comidas típicas do Japão, em especial da província de Kochi e de algumas regiões do Brasil, além de outras atrações.

Destacam-se as apresentações do grupo de taiko e de interpretes da comunidade nipo-brasileira, como Joe Hirata e a dupla japonesa Ichimujin, embaixadora de cultura e turismo da província de Kochi que se apresentará pela primeira vez no Brasil.

kenko taisso“Não faltarão atrações para os fãs de anime”, destaca Augusto Takeda, presidente da Comissão Organizadora do 4º To-Sa Matsuri.

Estão confirmadas as presenças da Banda Gaijin Sentai (domingo, 23), Elísieos (sábado, 22), Carapuça, Salas Temáticas: Maid Café, Chest of Wonders, Lolitas, Devas, Fã Clube Power Rangers Brasileiro, Star Wars – Orla Exterior, Stars of Desteny (Cavaleiros do Zodíaco), LHQ, Desenho Artístico, Beyond Project (mangá), The Wizard of Universe (Harry Potter. Ainda nesse segmento, no domingo haverá o aguardado Concurso de Cosplay.

A Parada Cosplay é aberta a todos, mesmo para quem não estiver inscrito no concurso, lembram os organizadores. “Nosso objetivo é divulgar a cultura japonesa e entreter o público”, diz Takeda.

As novidades previstas para essa edição do To-Sa Matsuri são muitas. Valem como exemplo o Concurso Fotográfico, destinado para fotógrafos amadores, e o 4º Campeonato e Exposição Brasileira de Carpas Coloridas “Nishikigoi” Juvenil (até 30 cm), que os organizadores realizarão no recinto do evento. Também está prevista a Parada Taiko, apresentada com sucesso pela primeira vez no Festival do Japão, versão 2014.

Estão confirmadas as presenças dos grupos de taikô Ryu Sei Taikô, Ryu Kyu Koku Matsuri Daikô, Sakura Fubuki, Tenryuu Wadaiko, de São Miguel Paulista, e o Hanabi Soran, de Mogi das Cruzes.

parada taikoEste ano, a exemplo dos anos anteriores, a organização vai incrementar a área de games, com o objetivo de atender ao público jovem. Na área de games estão garantidas atrações como PS Party, consoles com os melhores jogos do momento, simulador GT e Dance Party, Family Game, consoles com mais de 50 títulos, campeonatos durante todo o evento e Just Dance. MS on line, jogos em rede, Minecraft e Dota e Castelo Nerd, RPG de mesa e card game. Além disso, haverá workshops de mangá, origami e o público poderá participar gratuitamente de workshops de sushi e guioza.

A novidade, este ano, fica por conta da história da lenda de Harimayabashi (ponte de Harimaya), onde o Monge (bon san) encontrou a Uma San (moça de Kochi) na ponte Harimaya Bashi e tiveram um amor platônico não correspondido. A lenda será explicada no 4º To-Sa Matsuri e as pessoas poderão realizar seus pedidos nas papeletas para serem queimadas em cerimônia religiosa para serem atendidos.

Veja programação completa em: www.tosamatsuri.com.br

Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo

Segundo Augusto Takeda, que esteve no Japão como bolsista entre 2003 e 2004, a proposta do To-Sa Matsuri é mostrar que podemos fazer eventos iguais aos que existem no Japão, adaptando-os à cultura brasileira.

Para ele, apesar de ainda estar na quarta edição, o evento ganha espaço a cada ano. “Desde a segunda edição, faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo”. A lei, nº 15.826, de 17/06/2013, é de autoria do vereador Aurélio Nomura, que juntamente com o seu colega Câmara vereador George Hato, destinou uma emenda parlamentar que possibilitou a instalação de palcos e tendas para o esperado evento.

Província de Kochi

Compreende a parte sul da ilha de Shikoku, de frente para o Oceano Pacífico. Possui o maior território e é a menos populosa das quatro províncias da ilha. A maior parte da província, cerca de 89% de seu território, é montanhosa. Apenas em algumas áreas, como ao redor da cidade de Kochi e Nakamura, há uma planície costeira.

Kochi é famosa por possuir alguns dos rios mais limpos do país, como os de Shimanto e o Yasudagawa. A região concentra grandes rios como o de Shimanto, que corre na parte ocidental da província e desce do Monte Ishizuchi até a Baía de Tossa, e o de Yoshino, que vem de fora da província e vai em direção a Tokushima.

Confira o calendário de eventos completo