No dia 28 de julho, cerca de 300 convidados participaram do almoço na residência oficial do cônsul, oferecido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo. O evento marcou os 100 anos da instalação do Consulado Geral do Japão em São Paulo, bem como a ascensão de Takahiro Nakamae como cônsul-geral.
“Exatamente na data de hoje, em 28 de julho de 1915, com o envio da Embaixada do Japão localizada no Rio de Janeiro, eram iniciados os trabalhos em São Paulo, sete anos após o início da imigração japonesa ao Brasil”, destacou o cônsul-geral Nakamae em suas palavras de saudação.
Lembrou que, nos dias atuais, este consulado é responsável, além de São Paulo, pelo atendimento das regiões abrangidas por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro.
Assim, de acordo com o cônsul-geral, nesta regional residem cerca de 1,2 milhão nipo-descendentes e estão instaladas cerca de 250 empresas japonesas, tornando-se assim “a maior posição de apoio das relações externas do Japão no Brasil”.
Informou ainda que, ao assumir o cargo em junho passado, tornou-se o 34º cônsul-geral em São Paulo. “Sinto-me profundamente honrado por ter sido designado para este posto”, destacou, “exatamente quando se comemoram os 100 anos de instalação deste consulado, os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e os 107 anos da imigração japonesa ao Brasil”.
“Neste ano memorável, vamos nos dedicar ainda mais, sem esquecer jamais a maravilhosa contribuição deixada pelos pioneiros”, ressaltou o cônsul-geral. Acrescentou ainda que, em comemoração aos 100 anos de instalação do Consulado estarão sendo homenageadas 100 entidades que contribuíram para o intercâmbio Brasil-Japão.
Durante sua saudação, também apresentou a música “Love Song”, de Fernanda Takai e Miki Nomiya, que foi presenteada em comemoração ao 120 anos, “como uma obra de arte que personifica a amizade Brasil-Japão”.
A parte cerimonial foi finalizada com o brinde conduzido por Harumi Arashiro Goya, presidente do Bunkyo.