Debate na Unesp sobre o documentário “Yami no Ichinichi”

Compartilhe

cedemNo próximo dia 17 de setembro, quinta-feira, a partir das 18h30, três pesquisadores relacionados à imigração japonesa, especialmente no período da Segunda Guerra, encontram-se no Cinedebate que será realizado no Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo).

O tema do debate baseia-se no documentário “Yami no Ichichi – O Crime que Abalou a Colônia Japonesa no Brasil”, de Mario Jun Okuhara, de 2012. A personagem central é Tokuichi Hidaka que, juntamente com 172 imigrantes, ficou preso na Ilha de Anchieta (Ubatuba/SP), no período de 1946 a 1948.

Participarão do debate, o editor-chefe do Jornal Nikkey, Masayuki Fukasawa; o editor-chefe do Jornal da Cultura e autor do livro “Assinatura do Preso”, Ricardo Taira, e David Leal de Almeida, sociólogo e diretor do documentário “Perigo Amarelo – O Lado B da História da Imigração Japonesa no Brasil”.

A mediação estará a cargo da profa. Dra. Maria Leandro Bizello, do curso de Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação com ênfase em História e Cinema na Unesp (câmpus de Marília).
Na ocasião será apresentado um teaser do documentário (cerca de 10 minutos).
Interessados em assistir à obra completa, acessar http://youtu.be/QDf_egB3MG4

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br (Sandra Santos, responsável pela organização e produção).

Data/horário: 17 de setembro de 2015, às 18h30
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (Metrô Sé) – tel.: (11) 3116-1701 – www.cedem.unesp.br

Confira o calendário de eventos completo