A arte ikebana de Hilda Tagusagawa

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

ikebanaA mestre Hilda Tagusagawa inicia no próximo dia 16 de setembro uma série de eventos de lançamento do livro “Ikebana” dedicado à arte japonesa do arranjo floral.

Hilda residiu durante nove anos no Japão, ocasião em que aprendeu essa arte e obteve a habilitação de professora. No Brasil, suas atividades iniciaram em 1990, dedicando-se não somente às aulas e oficinas, bem como demonstrações e participação em eventos promovidos pelas associações.

hilda takusagawaEla pertence à escola Sogetsu, fundada em 1927 por Sofu Teshigahara, responsável por importantes mudanças nesse tradicional expressão artística clássica. A atuação do mestre fundador marca o início da ikebana moderna em que, aos arranjos florais e galhos, são incorporados materiais diversos (tais como cerâmica, metal, bambu, ferro, pedras, entre outros), privilegiando a criatividade e a visão contemporânea do artista. Atualmente, a Sogetsu possui 49 sucursais no Japão e cerca de 120 filiais em mais de 30 países.

No livro “Ikebana”, os arranjos de Hilda foram fotografados por Celso Yamachita.

Os lançamentos do livro

O primeiro lançamento será realizado em Brasília, no dia 16 de setembro de 2015, a partir das 19h, na abertura da 28ª Exposição Anual de Ikebana Sogetsu 2015. O evento acontecerá na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade, localizada na SGAS 915, Brasília. A mostra prossegue até o dia 20 de setembro, das 8h às 20h.

Em São Paulo o lançamento acontece no dia 22 de setembro de 2015, a partir das 18h, no Instituto Tomie Ohtake, com entrada pela Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo.

No dia 26 de setembro de 2015, das 14h30 às 17h, a autora estará fazendo o lançamento no Coopercotia Atlético Clube (Espaço Cultural, ao lado da secretaria), Rodovia Raposo Tavares – km 19 (entrada na Rua Valentim Nicolai, s/n), Parque Ipê, São Paulo.

Confira o calendário de eventos completo