A arte ikebana de Hilda Tagusagawa

Compartilhe

ikebanaA mestre Hilda Tagusagawa inicia no próximo dia 16 de setembro uma série de eventos de lançamento do livro “Ikebana” dedicado à arte japonesa do arranjo floral.

Hilda residiu durante nove anos no Japão, ocasião em que aprendeu essa arte e obteve a habilitação de professora. No Brasil, suas atividades iniciaram em 1990, dedicando-se não somente às aulas e oficinas, bem como demonstrações e participação em eventos promovidos pelas associações.

hilda takusagawaEla pertence à escola Sogetsu, fundada em 1927 por Sofu Teshigahara, responsável por importantes mudanças nesse tradicional expressão artística clássica. A atuação do mestre fundador marca o início da ikebana moderna em que, aos arranjos florais e galhos, são incorporados materiais diversos (tais como cerâmica, metal, bambu, ferro, pedras, entre outros), privilegiando a criatividade e a visão contemporânea do artista. Atualmente, a Sogetsu possui 49 sucursais no Japão e cerca de 120 filiais em mais de 30 países.

No livro “Ikebana”, os arranjos de Hilda foram fotografados por Celso Yamachita.

Os lançamentos do livro

O primeiro lançamento será realizado em Brasília, no dia 16 de setembro de 2015, a partir das 19h, na abertura da 28ª Exposição Anual de Ikebana Sogetsu 2015. O evento acontecerá na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade, localizada na SGAS 915, Brasília. A mostra prossegue até o dia 20 de setembro, das 8h às 20h.

Em São Paulo o lançamento acontece no dia 22 de setembro de 2015, a partir das 18h, no Instituto Tomie Ohtake, com entrada pela Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo.

No dia 26 de setembro de 2015, das 14h30 às 17h, a autora estará fazendo o lançamento no Coopercotia Atlético Clube (Espaço Cultural, ao lado da secretaria), Rodovia Raposo Tavares – km 19 (entrada na Rua Valentim Nicolai, s/n), Parque Ipê, São Paulo.

Confira o calendário de eventos completo