X Festival do Japão na Paraíba (PB)

Compartilhe

festival paraibaO X Festival do Japão na Paraíba acontece na Usina Cultural Energisa, entre os dias 19 e 27 de setembro, período da exposição de kimonos (trajes tradicionais) – trazida pelo Escritório Consular do Japão em Recife – onde crianças e adultos podem desfrutar da estética e representações da cultura nipônica. Venha conhecer esta festa!

Essa 10ª edição do evento celebra os 120 anos da amizade Japão e Brasil e, graças à parceria com a UFPB, será possível oferecer uma atração musical do Japão. A apresentação inédita no nordeste é a cantora Mariko Nakahira, vinda de Tóquio, com repertório que inclui canções brasileiras.

Entre 19 e 20 de setembro serão exibidos alguns documentários sobre aspectos da cultura tradicional e moderna, trazidos pelo Escritório Consular. Para a memória dos 120 anos não podia faltar o filme Gaijin 2, de T. Yamazaki (2012), que sintetiza a saga da imigração japonesa no Brasil e do fenômeno decassegui.

Conforme a temática da X Feira, o Origamijampa ensina a dobradura do grou tsuru nas cores do símbolo dos 120 anos Japão Brasil.

O coro Hatsuhinode estreia parte do espetáculo “Canto de (alg)um lugar”, com participação do Jampakoto e Engenho Imaginário. Trata-se de um repertório composto por três séries: “entre lugares” (Brasil-Japão), “lugar aquático” e “lugar saudades”, a partir das conexões culturais no tempo presente, dos problemas ecológicos do porvir e sobre um tempo nostálgico. Todos voltados para um devir ideal, ou seja, a reflexão em prol da melhoria do ser humano, do planeta e assim, minimizar o mundo do ter para privilegiar o mundo do ser.

Veja a programação do evento

programacao paraiba

 

A ACBJ-PB
A Associação Cultural Brasil-Japão (ACBJ-PB) surgiu da reunião de descendentes e entusiastas, no final de 2004, com o intuito de cultivar e promover a cultura japonesa e o fruto da sua integração em solo brasileiro. Como consequência de suas atividades, sobretudo do curso de idiomas e atividades musicais, podemos remarcar o papel de ponte cultural, contribuindo direta ou indiretamente na ida de sete jovens para o Japão, desde 2007.

 

X Festival do Japão na Paraíba
Abertura: 19 de setembro de 2015, sábado, às 17h
Local: Usina Cultural Energisa
Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá – João Pessoa – PB
Informações: www.acbjpb.org
Tel.: (83) 9884.1142 / 9914.2334

Confira o calendário de eventos completo