Em Recife, a Semana da Cultura do Japão

Compartilhe

taikoNeste ano especial de celebração do intercâmbio Brasil-Japão, Recife (PE) realiza a I Semana de Cultura do Japão, organizada pelo Centro Cultural George Stobbaerts – CCGS, comemorando 25 anos de ensino do Aikidô em Pernambuco e os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão.
O evento terá início no próximo dia 5 de outubro e prosseguirá até o dia 10 de outubro, nas dependências do Dojo Recife, na rua Padre Anchieta, 571 – Madalena, em Recife.

A programação aborda aspectos relacionados à antropologia, espiritualidade, cultura e literatura e arte envolvendo professores e pesquisadores locais.

No dia 6, além da palestra e exibição de um filme sobre imigração japonesa local, será prestada homenagem a Sanae Shibata, uma produtora cultural de grande significado nesse intercâmbio Brasil-Japão.

sanae shibataFilha de diplomata japonês, Sanae formou-se em Comunicação Social pela Universidade de Tokyo e estudou cultura nordestina na Universidade Federal de Pernambuco, onde também participou do programa de pós-graduação em Antropologia. Como produtora cultural, assessorava e estimulava o intercâmbio cultural e artístico entre os dois países.

Desde 2007, Sanae Shibata trabalhava com patrimônio imaterial de Pernambuco, como pesquisadora de campo para o Iphan sobre o tema “Formas de Expressão de Pernambuco e Cocos do Nordeste”. Aprendeu a fabricar a rabeca, instrumento típico do Cavalo Marinho nordestino, na Escola de Luthieria em Ferreiros, na zona da mata pernambucana.

Sanae Shibata faleceu em 2013, em Olinda.

Programação

Acompanhe a programação da I Semana da Cultura do Japão.
Eventos abertos ao público com entrada franca, no período de 5 a 9 de outubro de 2015. Neste período, horário de visita no CCGS (Centro Cultural George Stobbaerts): das 16h às 21h.

Dia 05, às 19h
Abertura

Inauguração da Exposição de Gravuras e Caligrafias Japonesas.
Palestra “A GRAVURA JAPONESA E O ESTILO UKYIO-E”, ministrada pelo Prof. Leonardo Castillo, mestre em arquitetura pela Universidade de Kyoto, doutor em Humanas e Meio Ambiente pela Universidade de Kyoto, é Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Design da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.
A mostra estará aberta de 05 a 09 de outubro no CCGS, das 16h às 21h.

Dia 06, às 19h
Antropologia

Palestra “DINÂMICA DA IDENTIDADE ÉTNICA JAPONESA”, ministrada pelo Prof. Renato Athias, mestre e doutor em Etnologia na Universidade de Paris X (Nanterre), coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.
Na ocasião será apresentado o filme: “A Colônia Japonesa de Bonito PE”, de Laura Takeguma de 2008.
Também está programada uma homenagem a Sanae Shibata produtora musical em diversas pesquisas ligadas à valorização da música pernambucana.

Dia 07, às 19h
Espiritualidade

Palestra “A FILOSOFIA DO MESTRE DOGEN E A CULTURA JAPONESA”, ministrada pelo Prof. Deyve Redyson, doutor em Filosofia, é diplomado em budismo pelo Instituto de Budismo Hispânico e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB – Universidade Federal da Paraíba.
Em seguida, haverá a palestra “O ZEN NA TRADIÇÃO ORIENTAL”, ministrada por Dr. Giliate Coelho, médico homeopata e monge budista e atual responsável pelo Centro Zen do Recife.

Dia 08, às 19h
Cultura e Literatura

Palestra “O CRISÂNTEMO E A ESPADA”, ministrada pelo Prof. Caesar Sobreira, doutor em Filosofia e Ciência da Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha), professor titular de Antropologia da UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Dia 09, às 19h
Arte

Palestra “TAIKO – DO SAGRADO À GUERRA E DA GUERRA À ARTE”, ministrada pelo Prof. Anderson Jun Makiyama, responsável pelo Grupo Ren Taiko Recife, da ACJR – Associação Cultural Japonesa do Recife.
Em seguida haverá a apresentação do Grupo Ren Taiko Recife, criado em 2007, graças à parceria entre Frederico Yuji Oyama e Ricardo Alves Jr., iniciando no ano seguinte as atividades junto à ACJR.
Apresenta-se também o Grupo TenChi Tessen do CCGS – Centro Cultural Georges Stobbaertes.

Dia 10, às 19h
Encerramento

Cerimônia de encerramento e jantar (culinária japonesa) com a presença de autoridades, alunos e convidados.

Contato
Paulo Roberto Nunes: (81) 99961-0315
Email: pra.nunes@hotmail.com

Confira o calendário de eventos completo