Nossa homenagem aos idosos

Compartilhe

01Neste 1º de outubro, em homenagem ao Dia Nacional dos Idosos, tratamos sobre a premiação especial aos Hakujyusha, os pioneiros de 99 anos de idade.
Na tarde do último dia 23 de setembro, uma cerimônia muito especial: a homenagem aos Hakujyusha, dedicada aos pioneiros de 99 anos de idade. Anualmente, a cerimônia acontece no mês de junho dedicado à imigração japonesa, mas desta feita, houve atraso na chegada dos documentos de algumas pessoas, realizando-se depois esta edição complementar.

A cerimônia contou com a presença dos diretores Carlos Kenji Fukuhara e Tomio Katsuragawa e dos representantes regionais Kyoji Nakayama (Mogi das Cruzes), Toshio Koketsu (Presidente Prudente) e Kazoshi Shiraishi (Araçatuba).

Como acontece anualmente, esta é uma cerimônia que requer muita atenção dos organizadores devido às dificuldades de mobilidade de nossos homenageados.

02Desta feita, as duas homenageadas, Teru Tahara e Mitsuru Tikaishi, até despertaram dúvidas nos organizadores: não aparentavam, de maneira alguma, os 99 anos de idade. Andando com desenvoltura, embora “carregassem” consigo a bengala, irradiando uma simpática serenidade, as duas homenageadas entraram na sala acompanhadas dos parentes.

Depois do ritual da homenagem (entrega do diploma e dos presentes), elas contaram um pouco de suas vidas. Mitsuri Tikaishi nasceu em fevereiro de 1916, em Nagano, e emigrou ao Brasil em 1920. Já Teru Tahara nasceu em janeiro de 1916, em Fukushima, e chegou ao Brasil em 1934.

03Após passarem determinado período no interior, mudaram para São Bernardo do Campo acompanhando os familiares. No mundo da modernidade, só uma reclamação de Mitsuru: os netos e bisnetos só falam em português, dificultando o seu entendimento. Já Teru diz não encontrar problemas com a língua e conta que, dependendo da necessidade, ainda prepara sua própria refeição e são famosos os tapetes que ainda produz em sua máquina de costura.

Felizes com a homenagem, ficaram mais animadas ainda com a feliz coincidência: moram em São Bernardo e descobriram que são vizinhas e receberam a promessa dos filhos de promover o encontro delas.

04Também esteve na cerimônia Tsuneo Takara representando o pai, Taro Takara, de 100 anos de idade, natural de Okinawa. De Mogi das Cruzes, Kiyoji Nakayama representou as homenageadas Yoshie Hayashibara, de 99 anos, natural de Tottori e Ritsu Matsutani, de 99 anos, natural de Miyagui.

Confira o calendário de eventos completo