Decasségui: Simpósio Internacional do CIATE

Compartilhe

simposio ciateO CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior realiza no próximo dia 18 de outubro, domingo, a partir das 9h, um Simpósio Internacional com o título de “Brasil-Japão: Convivência Multicultural Emergente através de 120 anos de Relações Diplomáticas e 30 anos de Fenômeno Decasségui”.

O evento tem tradução simultânea português/japonês, com entrada franca, e será realizado no Hotel Leques Brasil, no Auditório Marco Aurélio, na Rua São Joaquim, 216 – 1º andar – Liberdade.

A programação do Simpósio inicia-se com a palestra sobre “Celebração do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação de 1895 a 1120 anos de Relacionamento Brasil-Japão”, com Dr. Masato Ninomiya, advogado, professor de Direito Internacional na USP e presidente do CIATE.

Em seguida, a palestra sobre “Como Otimizar as Experiências de Trabalho do Japão para o Mercado de Trabalho no Brasil”, com Reginaldo Gonçalves Paulista, gerente das Lojas Daiso no Brasil.

O professor Masatoshi Ozaki, professor de pós-graduação da Universidade Aomori Chuo Gakuin, estará tratando sobre “Movimento Migratório Internacional – Nova Era, Novas Tendências do Movimento de Refluxo Migratório entre o Brasil e Japão”.

A sessão após o almoço inicia às 13h com Claudio Suzuki, consultor de microfranquias e presidente do Instituto Tomodati (Maringá/PR), que falará sobre o “Decasségui Empreendedor”.

Em seguida, o professor de pós-graduação em Direito na Universidade Nagoya, Hajime Wada, irá discorrer sobre a “Situação Jurídica dos nikkeis e brasileiros residente no Japão”.

A partir das 15h20, iniciam três palestras tratando especificamente do mercado profissional: Cinthia Yukimi Miyagi e Aline Yukary Suzuque enfocam a “Experiência de ter sido educado como filho de decasségui e decidido fazer carreira em empresas japonesas”. Depois, Marcos Haniu tratará sobre “Realismo e esperança profissional dos ex-decasségui – como utilizar suas experiências para a recolocação profissional no Brasil”. E Shunji Kuchira, diretor da Divisão dda Política de Emprego dos Estrangeiros do Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Japão, fará palestra sobre a “Situação recente do mercado de emprego no Japão e as medidas adotadas pelo governo japonês”.

O último bloco do Simpósio reunirá as apresentações sobre os bolsistas da Bolsa Shoei que estarão discorrendo sobre “O que motivou a retornar ao Brasil e qual sua impressão sobre a vida no Brasil”.

Serviço:
Simpósio Internacional do CIATE
Data/hora: 18 de outubro de 2015, das 9h às 19h
Local: Hotel Leques Brasil – Auditório Marco Aurélio
Rua São Joaquim, 216 – 1º andar – Liberdade – São Paulo – SP
Informações: (11) 3207-9014 – CIATE

Confira o calendário de eventos completo