Bunkyo comemora 60 anos de fundação

Compartilhe

26No dia em que completou 60 anos de fundação, o Bunkyo viveu um momento bastante intenso.
Logo depois dos últimos arranjos no palco, começaram a chegar os primeiros convidados. Isso já chegava às 17h, quando teve início a parte “introdutória” da sessão comemorativa, no Grande Auditório.

Na abertura, foi feita a exibição de um documentário em vídeo sobre a trajetória dos 60 anos da entidade, com duração de 8 minutos. Na realidade, esse trabalho complementou a exposição fotográfica com esse mesmo tema que estava montada no hall da entrada.

Em seguida, entrou no palco o grupo do Shinkodaiko, de São Caetano do Sul, que abriu em grande estilo a programação do dia. O som vibrante dos taiko trouxe para o auditório os bons fluidos, segundo reza a tradição japonesa.

03Depois do Shinkodaiko foi a vez das integrantes da Associação Kenko Taissô do Brasil de apresentar a coreografia “Bon Taisso” com a música “Ipê Ondo”, de autoria da cantora Mariko Nakahira. O grupo também apresentou a coreografia da música “Arigatô”, também de Mariko.

A programação do Auditório teve uma breve interrupção para se realizar, na Sala da Presidência, o descerramento da placa da diretoria da gestão de Kihatiro Kita, que presidiu a entidade de 2009 até 2014.

O ato de elevar oficialmente a placa do 11º presidente na Galeria da Sala da Presidência contou com a presença de vários diretores dessa gestão.

Em sua saudação, a atual presidente, Harumi Arashiro Goya, considerou o ex-presidente como “muito dedicado”, ressaltando que ele aplicou “toda sua experiência profissional para empreender uma série de melhorias na entidade”.

07Entre os trabalhos realizados na gestão anterior, apontou “o minucioso trabalho para colocar em ordem a documentação legal da entidade”, reconquistando o reconhecimento de entidade assistencial perante os órgãos públicos, no âmbito municipal e federal, garantindo a isenção de pagamento do IPTU e atuando para solucionar o intrincado processo referente ao INSS.

“Também, em sua gestão, foi realizada uma parte das obras de reforma das instalações visando atender à atual legislação do CONTRU e do Corpo de Bombeiro”, afirmou. Destacou ainda “as extensas obras de modernização das instalações, realizadas graças à generosa doação do empresário japonês Minoru Otsuka”.

08Outro foco de preocupação do ex-presidente dirigiu-se à sustentabilidade do Centro Esportivo Kokushikan de São Roque, destacou Goya. Assim, “além de conceber um amplo projeto para ocupação completa do local, empreendeu uma série de melhorias na infraestrutura e estabeleceu contratos de comodato com a Associação de Mallet Golf Kokushikan e Associação Cotia Seinen”.

O ex-presidente Kita, emocionado, destacou a necessidade de compartilhar as conquistas com todos os membros da diretoria, como também, com os “dedicados funcionários”.

 

Solenidade e homenagem no Grande Auditório

15No Grande Auditório, com a presença de cerca de 600 pessoas, a solenidade comemorativa teve início por volta das 18h.

Coube ao Coral Feminino Bunkyo interpretar os hinos nacionais do Japão e do Brasil, seguindo-se a saudação da presidente Harumi Arashiro Goya, primeiramente em japonês e depois em português (leia a íntegra da saudação).

As homenagens aos fundadores e colaboradores foram organizadas por categorias: eram chamados ao palco os integrantes de terminado grupo e designada uma pessoa relacionada à entidade para a entrega das placas.

Ao todo foram prestadas 59 homenagens a pessoas/empresas, nas seguintes categorias: fundadores (pessoas físicas e jurídicas), ex-presidentes (da Diretoria e Conselho Deliberativo), patrocinadores, homenagem especial, funcionários com mais de 15 anos de trabalho e representantes regionais.

Na categoria de Fundadores
Kazuo Harasawa Takami Nishikawa
Masahumi Segawa Yoshie Yogo
Masayuki Mizuno  
Na categoria de Ex-Presidentes do Conselho Deliberativo
Kenitiro Suguio Kazuo Watanabe
Tuyoci Ohara  
Na categoria de Homenagem Especial Japão
Minoru Otsuka Yoshitake Kusakano
Norio Nakashima  
Na categoria de Representantes Regionais
Kosuke Ono
Representante Regional de Dourados
Kiyoji Nakayama
Representante Regional de Mogi das Cruzes
Kazoshi Shiraishi
Representante Regional da Noroeste
Tadayoshi Hanada
Representante Regional de Campinas
Na categoria de Fundadores Pessoa Jurídica
Mitsubishi Corporation do Brasil S/A Pilot Pen do Brasil S/A Indústria e Comércio
Associação Okinawa Kenjin do Brasil Itochu Brasil S/A
Livraria Fonomag Comércio e Importação Ltda Marubeni Brasil S/A
Empresa Jornalística São Paulo Shimbun S/A Editora Jornalística união Nikkei Ltda (Jornal Nippak)
Banco de Tokyo – Mitsubishi Brasil S/A Instituto Assistencial Ajinomoto
Associação Beneficente Feminina Esperança Seguratec Corretora de Seguros Ltda
Na categoria de Patrocinadores
Yakult S/A Indústria e Comércio Moto Honda da Amazônia Ltda
Fundação Kunito Miyasaka Companhia de Promoção Agrícola – CPA (CAMPO)
Panasonic do Brasil S/A Banco Bradesco S/A
Toyota do Brasil Ltda Banco Mitsui Sumitomo Brasileiro S/A
Sakura Nakaya Alimentos Ltda Fast Shop S/A
Acrilex Tintas Especiais S/A Yamato Comercial S/A
Sansuy S/A Indústria de Plásticos Fujifilm do Brasil Ltda
Brastel Telecom Grupo Jacto
Na categoria de Funcionários com mais de 15 anos
Aurora Yukie Maebuti Cleverson Aparecido  Garcia
Gerson Ito José Claudio dos Santos
Mieco Yano Freitas Célia Abe Oi
Manoel Aparecido Garcia Ana Célia Alves Sá
Marcos Aparecido Garcia Regina Kazue Mori Kondo
  Justino Nakandakare
Na categoria de Ex-Presidentes
Atushi Yamauchi Kihatiro Kita
Kokei Uehara  
Homenagem Especial
Embaixada do Japão Consulado Geral de São Paulo

 

 

25Kazuo Harazawa, um dos fundadores do Bunkyo, foi encarregado de, em nome dos homenageados, fazer os agradecimentos. Expressou sua gratidão e disse estar orgulhoso pelo fato de a entidade ter se transformado numa importante instituição.

Ainda foram convidados para seus pronunciamentos o deputado federal Walter Ihoshi e o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae.

“A Bunkyo vem desempenhando um papel fundamental para o fortalecimento das relações entre Japão e Brasil, unindo os japoneses residentes e seus descendentes em meio às grandes transformações do pós-guerra”, afirmou o cônsul-geral Nakamae.

14“A enorme contribuição daqueles pioneiros que envidaram enormes esforços antes da fundação do Bunkyo e todos os envolvidos neste início de seu funcionamento enfrentando as adversidades construíram a base do Bunkyo de hoje”, destacou. “Ao longo de sua trajetória, a Bunkyo veio propagando a cultura e o espírito dos pioneiros de que se orgulha o Japão”.

“Na sociedade Nikkei do Brasil”, continuou, “que se desenvolveu em proporção mundial, as novas gerações atuam nos mais diversos setores e, nesse contexto, a Bunkyo vem exercendo importante papel na sociedade Nikkei e hoje, como uma das mais importantes instituições do Brasil, se tornou uma presença imprescindível na sociedade nikkei”.

13“Agradeço profundamente a enorme compreensão e colaboração que o Consulado do Japão em São Paulo recebeu ao longo de sua trajetória”, afirmou o cônsul-geral, destacando mais adiante: “seria uma enorme felicidade se pudermos caminhar juntos para que esses laços nipo-brasileiros sejam ainda mais profícuos”.

Ao finalizar, disse o cônsul-geral Nakamae: “Meu respeito e gratidão a todos que estão empenhados no progresso da cultura”, e desejou “ainda mais progresso ao Bunkyo”.

11Depois foi a vez do Coral Feminino Bunkyo retornar ao palco para interpretar a canção “Donguri Koro Koro” dedicada aos homenageados, e “Kutsu ga naru” no momento em que um logotipo do Bunkyo de 1,70m , foi trazido pelas autoridades convidadas para a frente do palco. Ainda, sem esconder certa inibição, de mãos dadas, eles acompanharam a música: “ote e te tsunaide…”.

A solenidade encerrou-se com o corte do bolo, com o “Parabéns a você”, novamente puxado pelo Coral Feminino Bunkyo.

 

O momento da confraternização

36Passava pouco das 19h, quando os convidados foram encaminhados para o Espaço Multiuso do Bunkyo, localizado no prédio contíguo ao do Grande Auditório, onde estava preparado o coquetel de confraternização.

No ambiente todo decorado com extensas faixas de lycra, de cor branca, no palco a programação começou com a homenagem ao Bunkyo dirigida pela Câmara Federal do Gabinete do deputado William Woo, da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Nororeste e Hospital Santa Cruz. Depois, o presidente do Conselho Deliberativo, Kiyoshi Harada, foi convidado para conduzir o brinde.

Para o coquetel foram contratados quatro bufês: Sushi Marina, Bufê Arnaldo, Bufê Tampopo e Bufê Amami. Cada um deles ficou responsável por determinado setor do Espaço Multiuso e da Sala de Exposição oferecendo assim uma variedade de pratos aos convidados.

Para abrilhantar a confraternização foi contratado o conjunto Café Concerto que apresentou músicas clássicas ocidentais e brasileiras.

Na saída, todos os convidados receberam como recordação do 60º aniversário um jogo quebra-cabeça feito de madeira reciclável. Também foram presenteados com a edição do livro “Prêmio Kiyoshi Yamamoto – Contribuição da Comunidade Nikkei para a Agricultura Brasileira”, edição coordenada por Guenji Yamazoe e Alfredo Tsunechiro. Além disso, uma revista reproduzindo a Exposição Fotográfica da trajetória dos 60 anos da entidade e calendário especial da Associação Brasileira de Ikebana.

Fotos: Hiroshi Matsuura e Eduardo Kobayashi

{gallery}noticias/2015/dezembro/60_anos_bunkyo::::2{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo