MEXT 2016 – Treinamento de Professores e Educadores do Ensino Infantil, Fundamental e/ou Médio no Japão

Compartilhe

mext 2016Até o dia 4 de março estão abertas as inscrições para o processo seletivo da bolsa oferecida pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) para realização de pesquisas, em universidades japonesas, relacionadas à educação escolar.

O programa tem como público alvo professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc. do ensino infantil, fundamental e/ou médio que tenham o interesse de aprofundar os seus conhecimentos na área da educação e aplicá-los em suas escolas no Brasil.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 4 de março, sendo que os exames escritos acontecem já no dia 8 e a entrevista no dia 10 do mesmo mês.

Entre os benefícios concedidos estão passagem aérea de ida e volta, bolsa auxílio mensal de 143.000 ienes e isenção de taxas escolares.

Alguns dos requisitos para se candidatar à bolsa são: ter nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa), idade até 34 anos, nível universitário ou magistério, estar em exercício na função, experiência mínima de 5 anos e fluência na língua japonesa ou inglesa.

O período da bolsa é de 1 ano e 6 meses, com embarque em outubro de 2016.

Os residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Região do Triângulo Mineiro podem ver mais informações pelo link: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1_trea.htm e devem entrar em contato com o Consulado Geral do Japão em São Paulo pelo telefone (11) 3254-0100 ou e-mail cgjcultural5@sp.mofa.go.jp

Os demais interessados devem consultar o endereço do Consulado ou Escritório Consular do Japão de sua região pelo link: http://www.br.emb-japan.go.jp/enderecos_uteis.html

LINKS ÚTEIS

Para conferir os cursos oferecidos pelas universidades japonesas, veja: http://www.mext.go.jp/component/a_menu/education/detail/__icsFiles/afieldfile/2015/02/20/1354266_03.pdf

Para informações gerais sobre as universidades japonesas, acesse os sites:

Japan Student Services Organization (JASSO): http://www.jasso.go.jp/

Study in Japan: Comprehensive Guide: http://www.studyjapan.go.jp (contém os exames do ano anterior, dicas de estadia no país, depoimentos de ex-bolsistas e relação de associações mundiais de ex-bolsistas)

Confira o calendário de eventos completo