Espaço Cerâmica no Festival do Japão em Minas 2016

Compartilhe

espaco ceramicaNeste final de semana, dias 26 a 28 de fevereiro, acontece o 5º Festival do Japão em Minas 2016. O evento será realizado no Expominas reunindo uma série de atrações. A novidade desta edição é o Espaço Cerâmica, com suas oficinas.

4 festival cerimonia chaNa programação do evento estão apresentações culturais e oficinas de arte gratuitas (kurumi-ê, mangá, kirigami, washi-ê, pipamodelismo, ikebana), além de concurso Miss Nikkei Minas Gerais e de Cosplay. Haverá ainda uma área de estandes institucionais e empresariais, setores de saúde, games e bazares, culinária japonesa e de cultura pop.

4 festival ikebanaEm paralelo ao Festival acontece o 7º Seminário Internacional de Policiamento Comunitário – Sistema KOBAN, realizado em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA (dia 25, quinta-feira, das 14h às 18h / dia 26, sexta-feira, das 7h às 12h – convites à parte).

O 5º Festival do Japão em Minas é realizado pelo Consulado Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte e Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão.

Espaço Cerâmica

No Espaço Cerâmica serão apresentados e comercializados os trabalhos de três ceramistas mineiros, que realizam a queima a lenha de suas peças numa técnica japonesa, tipo as realizadas em Bizen, Japão: Erli Fantini, Roberto Lott e Sonia Imanishi.

emilia sakurai e toshiko ishiiSerão homenageadas pelos três artistas as ceramistas já falecidas, Toshiko Ishii (1911-2007) e Emília Sakurai (1956-2016), com a exposição do acervo de peças de suas autorias. Toshiko Ishii nasceu em Kyoto, Japão. Casou-se aos 20 anos e veio para o Brasil com o marido, tendo morado em Curitiba, Ponta Grossa e São Paulo até se fixar em Minas Gerais (Piedade do Paraopeba). Emília Sakurai nasceu em São Paulo, tendo morado em Belo Horizonte por 30 anos, período em que frequentou o ateliê da Erli Fantini e do Roberto Lott, aonde desenhava e desenvolvia esmaltes à base de cinzas.

No Espaço Cerâmica será ministrada aos visitantes uma oficina de argila, com modelagem de peças e pintura com engobes (argilas líquidas coloridas com pigmentos minerais e terras). Os participantes dessa oficina poderão, após o Festival do Japão 2016, levar suas peças para serem queimadas em Piedade do Paraopeba, Brumadinho, onde se localiza o forno a lenha de Erli Fantini.

A história da queima de cerâmica a lenha, Tipo Bizen, em Minas Gerais

obra de toshiko ishiiErli Fantini, ceramista, possui um forno a lenha, para queima de cerâmica, tipo Bizen, em Piedade do Paraopeba, uma cidade próxima a Belo Horizonte, MG, aonde junto com Roberto Lott, Sônia Imanishi e outros ceramistas, realiza as queimas conjuntas de peças de cerâmica. Esse forno é um noborigama, com três câmaras, semelhante aos existentes na cidade de Bizen, no Japão, em que as queimas chegam a 80 horas e atingem temperaturas de até 1300ºc.

Erli conheceu essa técnica de queima com Toshiko Ishii (1911-2007), que tornou-se uma ceramista aos 70 anos, quando se mudou para a Fazenda Palhano, em Piedade do Paraopeba.

obra de emilia aakuraiToshiko se torna uma apaixonada pela arte em cerâmica, que passa a desenvolver em seu atelier. Nessa época, conhece, através de Megumi Yuasa, conceituado artista paulista e irmão de seu genro, as ceramistas mineiras Erli Fantini e Adel Souki.

Na Fazenda Palhano constrói o primeiro forno para queima a lenha em alta temperatura em Minas Gerais, com apenas uma câmara, aonde passa a reunir diversos ceramistas como Erli Fantini, Roberto Lott, Emília Sakurai, Adel Souki, Inês Antonini, Carmelita Andrade, entre outros, na realização das longas queimas a lenha com até três dias de duração.

Queima a lenha tipo Bizen

forno noborigama piedade do paraopebaO nome refere-se à semelhança com o tipo de queima realizado na cidade de Bizen, localizada no município de Okayama, no Japão. Trata-se de uma queima de alta temperatura que só é considerada finalizada quando as câmaras atingem temperaturas entre 1.200 a 1.300 ºC. Essas queimas, longas, a lenha, com duração de até 80 horas, vitrificam parcialmente as peças através de cinzas em estado de fusão transportadas pelas labaredas. Os efeitos são provocados pela atmosfera do forno, criando variações de cores tonalidades e textura. Na queima tipo Bizen utiliza-se algumas vezes uma técnica mais sofisticada, que consiste em desenhar os objetos envolvendo-os com palha de arroz. Durante a queima, a palha desaparece deixando marcas avermelhadas em suas superfícies. Esse tratamento é conhecido como Hidasuki.

Serviço:

5º Festival do Japão em Minas 2016
Expominas – Av. Amazonas, 6.030 – Belo Horizonte – MG

26/02, sexta-feira, das 14h às 22h
27/02, sábado, das 10h às 22h
28/02, domingo, das 10h às 19h

Ingressos: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia entrada)
Informações: www.festivaldojapaominas.com.br

Ceramistas:
Erli Fantini (31) 3461-2875 – erli@erlifantini.com.br
Roberto Lott (31) 99978-6507 – robertomlott@gmail.com
Sonia Imanishi (31) 98863-8113 – sonia.imanishi@gmail.com

Confira o calendário de eventos completo