Sonia Ninomiya, condecorada pelo governo japonês

Compartilhe

01Em cerimônia realizada no último dia 17 de fevereiro, na residência oficial do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Tsuyoshi Yamamoto, a Professora Doutora Sonia Regina Longhi Ninomiya foi agraciada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta.

Graduada em Letras na USP e em Letras – Japonês pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, ela doutorou-se em linguística aplicada aos estudos da linguagem na PUC-SP. Atualmente leciona no setor de Letras Japonesas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No Bunkyo, atua como membro da Comissão de Atividades Literárias.

02A entrega da comenda foi realizada pelo cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto, na presença de demais cônsules e funcionários do Consulado Geral; Roberto Naoki Kobayashi, presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro; Akiyoshi Shikada, presidente da Liga das Associações Culturais e Esportivas Nipo-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro; embaixador Frederico Cezar de Araújo, diretor internacional da FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado de Rio de Janeiro, entre outras autoridades.

Os familiares da condecorada foram representados pelo marido, Professor Doutor Masato Ninomiya, e pelo filho caçula, Masaki, aspirante a oficial na Brigada Paraquedista no Rio de Janeiro, acompanhado da esposa Gabriela.

Na mesma ocasião, o Setor de Japonês do Curso de Línguas Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro de Negócios Estrangeiros do Japão.

O Professor Vitor Alevoto do Amaral, diretor de Relações Internacionais, representando o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebeu o diploma, na presença da diretora da Faculdade de Letras e dos demais professores do Setor de Japonês.

Confira o calendário de eventos completo