Palestras Informativas no CIATE

Compartilhe

palestra ciateNo dia 5 de março, o CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior promove duas palestras gratuitas. A primeira focada na nova identidade cultural do Japão e, a segunda, sobre a Declaração de Imposto de Renda no Brasil.

Masato Ninomiya, advogado e presidente do CIATE, vai abordar a “Era Showa a Era Heisei – a modificação da identidade cultural e costumes nesse período desde a Era Edo”.

Marcado pela política de isolamento, que praticamente fechou as portas do Japão ao mundo, o período Edo (1603-1868) esteve sob o domínio do clã Tokugawa, governado por samurais.

Mais próxima de nosso tempo, a Era Showa (1926-1989) divide-se em duas épocas, uma de guerra e outra de paz. Com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, entrou em vigor no Japão uma nova Constituição, regida por um sistema democrático pacífico. Já na Era Heisei, que iniciou em 1989 segue até os dias atuais, sobe ao trono o príncipe herdeiro, Akihito, começando uma era que significa construção da paz.

Ninomiya fala sobre as principais características de cada Era e como elas influenciaram a identidade cultural e os costumes do Japão atualmente.

Shinji Nakaoka, diretor executivo da Daiwa Service, vai falar sobre a “Declaração de Imposto de Renda no Brasil – saiba como evitar problemas com a ’mordida do Leão’”.

A Receita começou ontem, dia primeiro de março, a receber declaração do Imposto de Renda 2016. Os contribuintes terão até 29 de abril para entregar suas declarações e quem atrasar paga multa!

Na palestra, Nakaoka dá as dicas para evitar problemas na entrega da declaração e esclarece as principais dúvidas do público.

Palestras no CIATE
Data/Hora: 5 de março, sábado, das 15h às 17h30
Local: CIATE – Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior
Rua São Joaquim, 381, 1º andar – Liberdade – São Paulo – SP
Inscrições: (11) 3207-9014 / palestras@ciate.org.br
Entrada Franca

Confira o calendário de eventos completo