Um livro de contos: o encontro entre cultura japonesa e brasileira

Compartilhe

CAPA - Duas cenas um muro - antologia de contosEm 2012 quando a Comissão de Atividades Literária do Bunkyo anunciou o I Concurso Bunkyo de Contos com o tema “O encontro entre a cultura japonesa e brasileira”, não calculava a repercussão entre os interessados.

O concurso reuniu 134 autores, de norte a sul do país, de Portugal e do Japão que totalizaram 184 contos. Um grande desafio para os responsáveis pela seleção dos trabalhos.

Foram selecionados os três vencedores (aliás, o terceiro lugar terminou empatado), mas os integrantes da Comissão queriam mais. “O material que tínhamos em mãos possibilitava a publicação de um livro com contos considerados de bom nível”, afirma Francisco Handa, presidente da Comissão de Atividades Literárias (seção em língua portuguesa).

Foi então que os organizadores se embrenharam em outra tarefa – selecionar 30 contos para serem publicados nessa antologia que foi batizada de “Duas cenas, um muro? E outras histórias”, inspirada no título do texto vencedor, de autoria de Célia Sakurai.

Publicado no final de 2015, comemorativo aos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e aos 60 anos de fundação do Bunkyo, a edição traz em sua orelha, uma apresentação que traduz com propriedade o conteúdo do livro:

“Que cheiro estranho é esse que vem do outro lado do muro? De um lado, uma japonesa cozinhando daikon, e, de outro, uma gaijin refogando alho e cebola; no começo, estranhamento; com o tempo, amizade. O drama do pai à procura de uma noivo para sua filha, e seu desfecho improvável. A aparição repentina do yokai ‘Tengu’ na praia de Copacabana, e seu embate com o Saci”.

A antologia reúne estórias de encontros e desencontros, como também de pura ficção, ou de casos reais, “que nos levam a imaginar as ricas experiências emocionais no encontro das culturas antípodas”.

O livro “Duas cenas, um muro? E outras histórias” está à venda na secretaria do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – térreo – Liberdade – tel: (11) 3208-1755), e custa R$ 40,00.

Confira o calendário de eventos completo