Artista japonês Takahiro Iishi palestra na Aliança

Compartilhe

palestraNo dia 8 de abril, a unidade São Joaquim da Aliança Cultural Brasil-Japão recebe o artista japonês Takahiro Iishi para uma palestra sobre o processo de criação da exposição Histórias de Ushiro. Composta por uma série de gravuras, a mostra captura a triste realidade no Japão atualmente.

Em japonês, ushiro (後ろ) significa parte posterior ou costas. Histórias de Ushiro é uma coleção de peças que representam os dramas secretos na vida de mulheres, homens, idosos e jovens, através de suas costas.

mimikakiIishi inicia a produção de suas obras através da fotografia das costas de uma pessoa. A partir dessa imagem, usando a técnica da xilogravura, ele reproduz um desenho, aplicado sobre papel japonês. Após a impressão do desenho, com uma caneta de bambu, ele escreve pequenas histórias, sobre aquilo que ele julga ser o drama enfrentado por cada pessoa retratada em suas obras.

“As costas deles parecem tristes, porque as costas são o espelho que refletem o real sentimento das pessoas, enquanto fingem felicidade em seu exterior”, justifica o artista.

A exposição Histórias de Ushiro já foi exibida no Japão e na Europa e estará pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, de 6 a 30 de abril, na galeria Spazio Surreale, com curadoria de Vagner Aniceto. O evento é promovido pela DA Multicom e faz parte da comemoração pelos 60 Anos da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Palestra com Takahiro Iishi – Histórias de Ushiro
Data/hora: 8 de abril, sexta-feira, às 14h
Local: Aliança Cultural Brasil-Japão – unidade São Joaquim
Rua São Joaquim, 381, 6º andar, Liberdade – São Paulo – SP
Inscrições: www.tinyurl.com/ushiro (participação limitada a 50 pessoas)
Informações: (11) 3209-9998 / www.aliancacultural.org.br

Exposição – Histórias de Ushiro
De 6 a 30 de abril de 2016
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h
Local: Galeria Spazio Surreale
Rua Coronel Caconde, 234/238 – Jd. Paulista – São Paulo – SP

Confira o calendário de eventos completo