Desfile de Kimono, uma das atrações do 10º Bunka Matsuri

Compartilhe

pag3 BunkaMatsuri2015 132 - Foto-Gabriel InamineRealiza-se no Bunkyo, nos dias 21 e 22 de maio, a 10ª edição do Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa, evento que coincide com a programação da Virada Cultural promovida pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

O evento reunirá uma série de atrações, todas elas relacionadas com a cultura trazida e difundida pelos descendentes de japoneses.

“Queremos criar uma alegre convivência com o melhor da cultura de nossos ancestrais”, anuncia Carlos Kendi Fukuhara, coordenador do 10º Bunka Matsuri, para destacar que uma série de preparativos está em andamento para “celebrar com louvor a décima edição dessa festa que acolhe todos em nossas instalações numa festa para todas as faixas etárias”.

BunkaMatsuri2015 369 - Foto-Gabriel InamineComo acontece todos os anos, a Praça de Alimentação promete uma variedade de pratos da culinária típica japonesa. Na Praça dos Bazaristas, as novidades do mercado e os produtos tradicionais japoneses. No Salão Nobre, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Cerimônia do Chá. No 1º andar, as demonstrações da ginástica Iki Iki Taissô e a alegria da Dança Senior. Ali, o público também terá a oportunidade de ver (ou rever!), as belíssimas imagens da exposição fotográfica “Em Tarde Ser”, protagonizadas pelos internos do Ikoi-no-Sono.

pag3 BunkaMatsuri2015 040 - Foto-Gabriel InamineEsta 10ª edição será abrilhantada por um evento imperdível: a Exposição Anual das Escolas de Ikebana do Brasil (Godo Katen) que reunirá cerca de 60 arranjos florais. “Tradicionalmente, realizamos uma exposição anual com todas as escolas instaladas no Brasil, não só para promover a prática da ikebana por meio de arranjos especialmente elaborados para essa ocasião especial, como também para promover a confraternização entre as professores e praticantes dessa arte”, destaca Erisson Thompson, presidente da Associação e coordenador da exposição.

pag3 BunkaMatsuri2015 342 - Foto-Gabriel InamineNo domingo, na hora do almoço, acontece no Espaço Multiuso (antigo Ginásio de Esportes), o concorrido Restaurante VIP, com o menu-degustação preparado pelo chef Shin Koike e equipe. Os convites já estão à venda na secretaria do Bunkyo!

No giro das atrações, merece destaque também os shows programados para o Grande Auditório, nos dois dias, envolvendo principalmente a música e dança folclórica japonesa.

Desfile de Kimono, um show à parte

“Queremos agregar muitas novidades e atrações a esta festa da cultura japonesa”, afirma Teruco Kamitsuji, uma das coordenadoras do Bunka Matsuri que, em conjunto com Marina Chikasawa, estará organizando o I Desfile de Kimono.

“Esperamos muitas participantes para abrilhantar este desfile que terá como finalidade valorizar este elemento que é um dos mais emblemáticos da cultura tradicional japonesa”, destaca Teruco. Ela explica que o Regulamento do I Desfile de Kimono está sendo publicado no site do Bunkyo juntamente com a ficha de inscrição e fotos.

“Gostaria que as interessadas lessem com atenção as nossas instruções e fizessem um esforço para participar deste primeiro desfile que, acredito, será histórico em nossa entidade”, ressalta.

As interessadas devem enviar a inscrição para o e-mail: contato@bunkyo.org.br aos cuidados de Sayuri.

 

>>> REGULAMENTO DO DESFILE

>>> FICHA DE INSCRIÇÃO DO DESFILE

>>> AUTORIZAÇÃO DO USO DE IMAGEM

 

10º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa
Dias 21 e 22 de maio de 2016
Sábado, das 10h às 19h, e domingo, das 9h às 17h
Local: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)
Entrada franca

Confira o calendário de eventos completo