Na Escola Heisei, a tradição do Undokai

Compartilhe

Apresentação das crianças redA Escola Heisei, tradicional instituição de ensino bi-cultural da zona Norte da Capital, realizou neste domingo, 10, na área verde da Rua José Inácio de Oliveira, bairro do Imirim, o seu 31º Undoukai, uma confraternização poliesportiva com a finalidade de promover a integração entre escola, familiares e amigos.

Um lindo dia de muito sol motivou crianças, pais e familiares, que se acomodaram ao redor do campo para participarem das brincadeiras e torcer pelos amigos.

Pais e filhos na prova do cabo-de-guerra redA abertura do evento, de acordo com o cerimonial, foi feita com a execução dos hinos nacionais e o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Japão. Entre os dirigentes e lideranças da comunidade nikkei, estavam José Kanashiro, presidente da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Walter Yogui, presidente da Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, o vereador Ushitaro Kamia e o jornalista Osmar Maeda, assessor do deputado estadual Hélio Nishimoto.

“O trabalho da comissão organizadora, dos professores, dos jovens, dos pais e dos voluntários das associações coirmãs, assim como o apoio dos diversos patrocinadores, fizeram deste 31º Undoukai da Escola Heisei um dia especial para todos os presentes”, comemorou a diretora Claudia Miyuki Fukugakiuchi Hamasaki.

O 31º Undoukai da escola Heisei, a exemplo dos anos anteriores, contou com provas para todas as idades. Crianças, pais e avós se divertiram em uma variedade de provas como a “corrida de revezamento para as crianças”, que tiveram a torcida calorosa de pais e avós.

Undokai Hei Sei 2016 redA cada ano os organizadores criam novas versões para as provas. Este ano tivemos a “corrida das princesas”, destinada aos casais; A “corrida da beleza masculina”, destinada aos homens e um momento especial reservado para as mulheres. Divididas em dois times, elas tinham a missão de procurar produtos de uma lista que estavam guardados em caixas de “supermercados”. Tudo isso com direito a tombos, desequilíbrios e muitas risadas.

E finalizando o evento, o “cabo de guerra” agitou todos os participantes. Houve versões diferentes para cada público (crianças, mulheres e homens), com detalhes especialmente pensados para cada versão.
Surpresas não faltaram e vale lembrar que no UNDOUKAI todo mundo ganha prêmios, porque o importante é participar!

A Escola Heisei
A Escola Heisei (www.escola heisei.com.br) é uma escola bicultural – japonesa e brasileira – e oferece um currículo voltado para crianças de três meses a cinco anos. Há 35 anos, se dedica a desenvolver uma educação que proporciona o desenvolvimento do aluno em todas as dimensões, aprimorando suas habilidades físicas, emocionais e intelectuais.

Situada na Rua Vicente Biondo, 102 – na Vila Ester, a Escola Heisei mantém um calendário anual de eventos que envolvem festas japonesas e brasileiras, sempre buscando o fortalecimento da parceria e da confiança entre escola, famílias e comunidade local.

Texto:Osmar Maeda 

Confira o calendário de eventos completo