Bunka Matsuri, confira as melhores atrações

Compartilhe

foto bunkacartasUma festa da cultura japonesa preparada com todo esmero pelo Bunkyo e dirigida ao público em geral, para todas as faixas etárias.

Esta é uma das mais significativas facetas desta festa anual que envolve todas as instalações da entidade e convida todos para compartilhar das melhores atrações da cultura japonesa.

Neste ano, o 10º Bunka Matsuri amplia sua área de realização ao incorporar os mais de 800 m2 do Espaço Cultural Bunkyo no subsolo, que deverá se tornar uma área contígua do piso intermediário do estacionamento.
Mas, a novidade não se restringe ao espaço – também estão sendo planejadas novas atrações culturais para esta 10ª edição.

Entre as novidades, o Campeonato de Hashi
Usando o hashi, quantos grãos de feijão cru você consegue pegar em determinados minutos?

Esse é o desafio dos coordenadores do Campeonato de Hashi. Simples? Pode ser, mas não deixa de ser um emocionante desafio que certamente irá eletrizar os competidores, principalmente numa turma de amigos.

Para os visitantes, principalmente aqueles preocupados em preservar a saúde, no 1º andar, será montada uma sala para demonstração de ginástica “Iki Iki Taissô”, que há dois anos vem sendo ministrada semanalmente n Bunkyo por Reiko Akabane.

Essa sala será compartilhada com a turma da “Dança Senior”, uma divertida e saudável dança em grupo. No local também estará a exposição de fotos “Em Tarde Ser”, feita com internos do Ikoi-no-Sono. Essas fotos e os poemas haicais fazem parte do livro homônimo e que estará à venda no local.

Agora, se você é um admirador da Música e Dança Folclórica Japonesa, taiko, karaokê, prepare-se. Serão dois dias para acompanhar as mais variadas apresentações, reunindo os artistas mais representativos da comunidade nikkei.

Duas atrações muito especiais

BunkaMatsuri2015 335 - Foto-Gabriel InamineRepetimos, neste ano, dois grandes sucessos da edição anterior. Um deles é o Restaurante VIP que traz o menu desgustação de Shin Koike, chef e sócio dos restaurantes Aizomê e do Sakagura A1.

O Chef Koike é presidente da Comissão de Gastronomia Japonesa do Bunkyo e recentemente foi nomeado Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa, pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca. Foram nomeados 21 especialistas, sendo 8 no Japão e 13 no exterior (o chef Shin Koike é o único embaixador culinário do Brasil).

BunkaMatsuri2015 334 - Foto-Gabriel InamineOs embaixadores do exterior são chefs e especialistas que atuam diretamente na gastronomia e são reconhecidos como formadores de opinião atuando na difusão dos preceitos da boa culinária japonesa.

 

BunkaMatsuri2015 340 - Foto-Gabriel InaminePara o restaurante especial, o Chef Koike repetirá uma parte do cardápio da edição anterior: o item sushi inclui sete variedades de sushi, hosomaki e bara-tirashi. Nos grelhados estão: peixe com missô, salmão com shoyu, contra-filé shogayaki, costelinha de porco e coxa de frango.
Nas frituras: tempurá de pupunha, de legumes, peixe branco e lombo de porco à milanesa.

Os convites para o Restaurante VIP custam R$ 150,00 e não incluem bebidas.

BunkaMatsuri2015 003 - Foto-Gabriel InamineOutra concorrida atração será a Exposição Anual das Escolas de Ikebana do Brasil (Godô Katen) que reúne professoras e alunas, num total de 60 arranjos.

Como no ano anterior, no Hall do Bunkyo estará sendo montada uma estrutura especial de madeira, lycra e iluminação para destacar os diferentes estilos de arranjos florais, desde os mais contemporâneos até os mais tradicionais cujo elemento-chave são os matsu (pinheiro).

 

BunkaMatsuri2015 246 - Foto-Gabriel InamineNo 2º andar, o Salão Nobre, está reservado para a Escola Chadô Urasenke para as demonstrações de cerimônia de chá.

Enfim, estas são algumas das atrações do 10º Bunka Matsuri que será realizado no sábado (dia 21) e domingo (dia 22) de maio, coincidindo com a Virada Cultural promovida pela Secretaria de Cultura do Município. A entrada é franca, assim como todas as oficinas, demonstrações, shows e visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

O 10º Bunka Matsuri conta com o patrocínio/apoio da Fundação Kunito Miyasaka, Sakura, Perfumaria Sumirê, NK Advisory, Audit, Outsourcing, Tax, Vis Engenharia, Ikesaki Cosméticos, Fast Shop, Hatiro Shimomoto, Hélio Nishimoto e Kazusuke Nakamura.

Serviço:
10º Bunka Matsuri – A Festa de Cultura Japonesa
Dias: 21 de maio, sábado, das 10h às 19h
22 de maio, domingo, das 9h às 17h
Local: Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – SP – próximo da estação São Joaquim do Metrô.
Entrada franca
Mais informações: (11) 3208-1755 / www.bunkyo.org.br / facebook.com/bunkyo/ @bunkyonet

Confira o calendário de eventos completo