Sábado e Domingo com a Mostra Fujima de Kabuki

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

03A Cia de Dança Kabuki Fujima do Brasil realiza neste final de semana, dias 4 e 5 de junho, a Mostra Fujima de Dança Kabuki no Grande Auditório do Bunkyo, no bairro da Liberdade. O evento reúne espetáculo de danças clássicas e contemporâneas e exposição.

No sábado, dia 4, a partir das 10h, estará aberta a Exposição de fotos e ilustrações que explicam o movimento coreográfico, além de figurinos utilizados no kabuki.

A ideia da mostra é aproximar essa arte tradicional japonesa do público brasileiro por meio de imagens que explicam a origem e a essência técnica das danças clássicas – e estruturam também as versões contemporâneas.

02“Queremos instigar a curiosidade das pessoas que gostariam de apreciar a dança kabuki, compreendendo um pouco mais dos significados das coreografias pantomímicas que se valem dos gestos, expressões corporais, vestimentas e acessórios para transmitir significados e emoções”, afirma Katsura Eguti, curadora da Mostra Fujima de Dança Kabuki e filha de Yoshinojo Fujima, que trouxe este estilo para o Brasil em 1961.

No domingo dia 5, o evento começa às 10h com uma performance inédita: no espaço da exposição, o público poderá acompanhar uma dançarina ser maquiada e vestida para abrir as apresentações de dança. A demonstração será realizada em um ambiente que destacará mais quatro grandes figurinos de palco da dança kabuki.

Depois, a partir das 12h, durante cinco horas ininterruptas, serão apresentadas 40 peças entre clássicas, com cerca de 10 minutos; e contemporâneas, com aproximadamente 5 minutos de duração.

Muitas das danças clássicas terão acompanhamento da Orquestra Kabuki, único grupo musical do gênero no país, liderada pela mestra Kazuko Sugiura que está no Brasil especialmente para o evento. A Orquestra Kabuki, composta por flauta, tambor e shamisen, contará ainda com a parceria dos músicos Setsuo Kinoshita, Mitsue Iwamoto e do Grupo Ikuta-ryu Seiha Brasil Koto no Kai.

Sobre a Cia de Dança Kabuki Fujima do Brasil

01Fundada em 1961 pela coreógrafa e dançarina japonesa Yoshinojo Fujima, que se manteve à frente da companhia por 55 anos, a Cia de Dança Kabuki Fujima forma e mantém dançarinos profissionais e amadores no Brasil e no Japão. A escola também forma talentos nas áreas de maquiagem, figurino e cenografia relativos à dança Kabuki.

Atualmente, 60 dançarinos integram a companhia, dirigida pela filha de Yoshinojo, Katsura Eguti. A Cia de Dança Kabuki Fujima busca a continuidade desta tradicional arte japonesa não só entre os imigrantes e seus descendentes, mas através da difusão entre os brasileiros de todas as idades, que começam a se destacar nessa arte.

O evento tem o apoio institucional da Fundação Japão, Consulado Geral do Japão e do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

Mostra Fujima de Dança Kabuki
Exposição: 4 e 5 de junho, das 10h às 21h (entrada gratuita)
Espetáculos de dança: 5 de junho, das 12h às 17h (R$ 40,00 / Meia Entrada: idosos, portadores de necessidades especiais, professores da rede pública de ensino, estudantes)
Local: Grande Auditório do Bunkyo (1.100 lugares)
Rua São Joaquim, 381, Liberdade – São Paulo – SP
(próx. da estação São Joaquim do Metrô)

INGRESSOS

Cia Fujima de Dança Kabuki: terça, 14h às 18h; quinta, 10h às 12h; sexta, 16h às 18h
Rua São Joaquim, 381, 4o andar, Liberdade – São Paulo – SP
www.ciafujima.com.br

Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br

Confira o calendário de eventos completo