Celebrações religiosas em memória dos imigrantes japoneses

Compartilhe

dsc 0013Realizadas no dia 18 de junho, as cerimônias religiosas em memória dos imigrantes pioneiros são uma tradição importante das comemorações de aniversário da imigração japonesa no Brasil. Todos estão convidados a participar.

Bem cedinho, às 8h, os católicos se reúnem no centro de São Paulo, na Igreja São Gonçalo (atrás da Catedral da Sé) para a Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores. A missa é celebrada em japonês e português com a coordenação da PANIB – Pastoral Nipo-Brasileira em conjunto com o Bunkyo.

dsc 0064Em seguida, muitos se dirigem para o Parque Ibirapuera para visitar o Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – Ireihi. Localizado próximo ao Pavilhão Japonês, na Rua Arigatô, ao lado do Planetário, o Memorial recebe japoneses e descendentes que dirigem suas preces aos entes queridos. A celebração inicia às 10h30 e é coordenada pelo Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

No Grande Auditório do Bunkyo, no bairro da Liberdade, às 14h, é realizado o Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses. Os budistas têm a oportunidade de fazer sua oferenda de incenso neste culto coordenado pela Federação das Escolas Budistas do Brasil, juntamente com o Bunkyo.

Nos anos anteriores, no culto budista era oferecido bolinho de moti no altar e aos participantes. Este ano, em alusão à memória do café cultivado pelos imigrantes, os organizadores solicitam a todos trazer um pacote de café para ser oferecido no altar – e que posteriormente serão doados às instituições filantrópicas.

SERVIÇO

Dia 18 de junho de 2016, sábado

8h – Missa em Ação de Graças à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores
Local: Igreja São Gonçalo – Praça Dr. João Mendes, 108 – Centro – São Paulo/SP

10h30 – Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos – Ireihi
Local: Parque Ibirapuera – próximo ao Planetário e ao Pavilhão Japonês

14h – Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses
Local: Grande Auditório do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo/SP

Realização

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil
PANIB – Pastoral Nipo-Brasileira
Federação das Escolas Budistas do Brasil

Confira o calendário de eventos completo