Jogos Olímpicos e Paralímpicos: apoio aos visitantes japoneses

Compartilhe

01Amplo apoio em São Paulo aos visitantes japoneses durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro a partir do próximo mês de agosto.

Com esta proposta foi realizada, no último dia 5 de julho, a coletiva de imprensa reunindo representantes das principais entidades nipo-brasileiras de São Paulo, no Salão Nobre do Bunkyo, no bairro da Liberdade.

02Na composição da mesa principal estiveram: Yoshifumi Murata (presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil), Yoshiharu Kikuchi (presidente do Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), cônsul Jiro Takamato (Consulado Geral do Japão em São Paulo), Harumi Arashiro Goya (presidente do Bunkyo), Yasuo Yamada (presidente do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Yokio Oshiro (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão), Osamu Matsuo (vice-presidente do Bunkyo) e Atsushi Yasuda (vice-presidente da Câmara Japonesa).

03Na abertura da coletiva, a presidente Harumi Goya informou que os representantes das entidades nipo-brasileiras e o Consulado Geral do Japão em São Paulo vêm se reunindo periodicamente, desde março, com a finalidade de “prestar apoio integral aos visitantes japoneses durante o período especial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”.

De acordo com a presidente, cada entidade deverá se encarregar de apoiar um dos diferentes setores em que o visitante japonês poderá enfrentar dificuldades.

04Essa ação coordenada entre as entidades tem o apoio e o acompanhamento do Consulado “com a finalidade de prevenir possíveis problemas aos turistas e, ao mesmo tempo, apoiar as equipes japonesas que estarão treinando em São Paulo”.

Em seguida, fez questão de agradecer cada uma das empresas que, até este momento, participam como patrocinadoras desta ação da comunidade nikkei: Ajinomoto, Avance-Authent, Toyota Tsusho, Tunibra Travel, Yasuda Marítima, Marubeni – Itochu Steel, Sumitomo Corporation, Marubeni Brasil, Mitsui Sumitomo Seguros, Aisin Group (Aisin Automotive, Aisin Ai Brasil e Advics Automotiva), Dra. Rosa Sakurada, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Itochu, Harada Advogados, Century Travel, Espaço Kazu e KIMG.

05O cônsul Jiro Takamato destacou que essa atuação do Consulado com o apoio das entidades terá como base a experiência bem sucedida com o esquema adotado durante a Copa Mundial de Futebol, em 2014.

De acordo com o cônsul, além da preocupação com a segurança dos turistas japoneses, e a necessidade de prestar apoio aos atletas olímpicos japoneses que estarão em São Paulo, a ação também tem como finalidade fortalecer as relações do Consulado Japonês com as entidades representantes da comunidade nipo-brasileira de São Paulo e as empresas japonesas aqui sediadas.

As incumbências de cada entidade

06O presidente Yoshiharu Kikuchi, do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo) informou que, durante a realização do evento, disponibilizará o plantão telefônico de 24 horas em língua japonesa. Além, disso, os atendimentos médico-hospitalares em São Paulo poderão ser realizados pelo Hospital Nipo-Brasileiro e Hospital Santa Cruz, instituições que mantêm convênio com seguradoras médicas japonesas.

O presidente Kikuchi informou ainda que a entidade mandou confeccionar um cartão com as indicações de hospitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, que será distribuído gratuitamente aos visitantes japoneses.

07Já o presidente Yasuo Yamada, do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), informou que várias associações de províncias estarão disponibilizando a instalação das sedes para a hospedagem dos turistas japoneses.

Yoshifumi Murata, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, contou que, como a entidade congrega as indústrias do Japão, a preocupação foi em “dar conforto” aos visitantes e atletas japoneses em visita a São Paulo.

Assim, nesse sentido, conseguiu o patrocínio de 15 empresas associadas que assumiram 22 cotas de patrocínio para dar andamento aos projetos definidos pelo comitê organizador.

Ao mesmo tempo, destacou: “temos o mesmo DNA japonês e consideramos importante realizar atividades em conjunto com as quatro entidades nipo-brasileiras, considerando também que elas promovem o entrosamento entre os japoneses e os nipo-brasileiros”.

08Atsushi Yasuda, vice-presidente da entidade e titular da Comissão de Intercâmbio com a Comunidade Nipo-Brasileira da Câmara, ressaltou ainda a disposição em colaborar intensamente para o sucesso dos projetos, que envolvem desde o desenvolvimento do site oficial, apoio nas exibições públicas envolvendo disputas da seleção japonesa, acompanhamento dos treinamentos da equipe do Japão e apoio para a campanha de doação das bonecas Hina Ningyo.

Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, destacou sua satisfação em constatar a disposição dos alunos de língua japonesa em participar voluntariamente para o atendimento aos visitantes.

De acordo com o presidente Oshiro, a orientação desses “estudantes-intérpretes” será realizada de forma digital por meio de atendimento celular ou internet. “Trata-se de uma das formas mais ágeis de atender às necessidades/dificuldades desses visitantes que podem ser tanto de São Paulo, como de outro local do Brasil”, explicou.

Clique na imagem abaixo e conheça o site especial:

site especial olimpiadas

Ao final, representando o Bunkyo, falaram Cláudio Kurita (em português) e Akira Masumoto (em japonês) explicando sobre o formato do site oficial, que ficará vinculado ao do Bunkyo (www.bunkyo.org.br). Ressaltaram ainda que, no site das entidades parceiras, estarão o link e banner do site oficial.

Esse site de prestação de serviço, desenvolvido por Kaio Goto, em japonês, deverá reunir as informações de interesse dos visitantes e atletas japoneses, bem como outros assuntos relacionados às Olimpíadas.  Essa ação de comunicação terá as notícias também veiculadas por meio do Facebook.

O Bunkyo ainda coordenará a montagem da exibição pública envolvendo o jogo de futebol do Japão x Suécia que se realizará no dia 10 de agosto, quarta-feira, a partir das 18h, no Espaço Multiuso do Bunkyo, com entrada franca.

Está sendo planejada a visitação do público para assistir ao treinamento da equipe de rúgbi, no dia 31 de julho ou 2 ou 3 de agosto (a data e horário ainda não estão definidos) no SPAC – Clube Atlético São Paulo.

O outro item que se refere à doação dos 1.500 bonecos Hina Ningyo que serão trazidos pela Associação Japonesa de Arte Esportiva. Durante as Olimpíadas, esses bonecos estarão sendo expostos no Rio de Janeiro e, terminando o evento, eles serão doados às entidades nipo-brasileiras, tendo o Bunkyo como um dos encarregados de coordenar a doação.

Confira o calendário de eventos completo