20º Sakura Matsuri, recorde de público

Compartilhe

01Sol brilhante e temperatura ideal para passear no campo.
Certamente este foi um dos ingredientes significativos para que a 20ª edição do Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos registrasse um recorde absoluto de público. Calcula-se que nos dias 2 e 3 de julho último, estiveram no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku cerca de 20 mil pessoas.

Infelizmente, alguns itens da infraestrutura foram insuficientes para atender plenamente às necessidades do público, resultando em transtornos como longas filas na Praça de Alimentação em determinados estandes e nos banheiros feminino.

No entanto, esses transtornos foram amplamente compensados pela beleza das cerejeiras floridas: sentados sob os pés das árvores a sorver com tranquilidade essa paisagem desenhada à beira do lago foi, para muitos, um momento que deveria se eternizar. Ou, pelo menos, digno de registro numa selfie!

45Para quem tinha disposição para uma pequena caminhada, seguindo em direção ao Ginásio de Esportes, além da variedade okinawazakura, pôde observar também as flores das variedades yukiwari (rosado mais claro) e yamazakura (flores ainda em botão).

Neste ano, em meio à paisagem ornada pelas cerejeiras, a professora japonesa Reiko Abakane reuniu interessados para demonstração de ginástica Iki Iki Taissô, cujas aulas são ministradas semanalmente no Bunkyo. Foi uma oportunidade para conhecer seu método de ginástica e aprender dicas para melhorar a postura e prevenir algumas doenças. Misturando seu português ao japonês, com a ajuda de uma tradutora, a professora conseguiu estabelecer uma comunicação básica (e simpática!) com os participantes, em suma maioria, formados por não descendentes de japoneses.

A cerimônia de abertura

06Neste ano, a cerimônia de abertura conduzida por Carlos Kenji Fukuhara, diretor cultural do Bunkyo, foi prestigiada por várias autoridades e representantes das entidades da região. Entre elas, destacamos: deputado estadual Jooji Hato; Hamilton Luiz Benedito, diretor de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Prefeitura Municipal de São Roque e representante do prefeito Daniel Oliveira Costa; Lenice de Oliveira presidente do Fundo Social de São Roque; Roberto Rocha, prefeito de Vargem Grande Paulista; cônsul Jiro Takamoto, do Consulado Geral do Japão em São Paulo; Atsushi Otsubo, diretor-presidente da JETRO – Japan External Trade Organization; Osamu Matsuo, vice-presidente da Fundação Kunito Miyasaka; Eiki Shimabukuro, vice-presidente do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão em São Paulo; Kazumichi Hayakawa, diretor-tesoureiro da Beneficência de São Paulo (Enkyo); Toshiaki Yamamura presidente da UCES – União Cultural e Esportiva Sudoeste; José Eurípedes Prata Vieira, presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Imirim e vice-presidente da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte; Roberto Matsushima, presidente da UCENS – União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba; Isaac Miyaoka, vice-presidente da União das Entidades Nipo-Brasileira de Santo André, Elzo Sigueta, presidente da UPK – União Paulista de Karaokê; Keiji Kato, assessor parlamentar do deputado federal Walter Ihoshi; Shigueru Orita, assessor parlamentar do deputado estadual Hélio Nishimoto; Orído Shimizu, assessor parlamentar do vereador Aurélio Nomura; Miyoko Shakuda, presidente da Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses e Luiz Motomu Joboji, superintendente da Seicho-no-Iê do Brasil.

08Presentes também, Kiyoshi Harada, presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo; Tetsuo Akatsuka, presidente da Associação Cultural de Mairinque; Akira Fukuzawa, presidente da Associação Mallet-Golf Kokushikan, Tetsuya Ozaki, presidente da Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista e Sussumu Maeda, presidente do
Cotia Seinem Renraku Kyoguikai.

Em sua saudação, a presidente Harumi Arashiro Goya destacou “o trabalho coeso da incansável comissão organizadora, que enfrentou com sucesso cada um dos desafios decorrentes da crise econômico-financeira”, e os agradecimentos às empresas e pessoas físicas que, apesar da crise, “foram solidárias e mantiveram sua contribuição”.

05Agradeceu ainda, às entidades e empresas que, “todos os anos, participam com seus produtos na Praça de Alimentação e na Praça dos Bazaristas”, como também aos cantores, grupos de taiko, grupos de artes marciais, dançarinos, entre outros, que “todos os anos abrilhantam o nosso palco”.

“Hoje, por uma questão de formalidade, serão homenageadas 22 personalidades que, durante esses 20 anos, lideraram nossos esforços não só para promover esses eventos, como também contribuíram para a manutenção e preservação do Kokushikan”, continuou a presidente Harumi. “Gostaria de estender essas homenagens a todos, e dirigir aos senhores nossa mais profunda gratidão, como também a nossa certeza de que sempre poderemos contar com o espírito colaborativo de cada um de vocês”, completou.

O cônsul Jiro Takamoto, em sua saudação, afirmou estar “emocionado”. E, justificou: “cheguei há oito meses ao Brasil e não imaginava encontrar, do outro lado do mundo, esta beleza das cerejeiras que simboliza a minha terra natal”.

07Hamilton Luiz Benedito, diretor de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Prefeitura Municipal de São Roque e representante do prefeito Daniel Oliveira Costa – que não participou por conta das restrições da lei eleitoral aos candidatos – destacou a importância do evento, bem como seu aspecto cultural.

Também o deputado estadual Jooji Hato destacou a beleza das cerejeiras em flor, bem como a presença marcante de visitantes não descendentes de japoneses.

Jorge Yamashita, vice-presidente do Bunkyo e presidente da Comissão Organizadora do 20º Sakura Matsuri, agradeceu a presença dos visitantes e os esforços da equipe encarregada da organização do evento e dos patrocinadores. Ressaltou a beleza deste final de semana especial para o Kokushikan: “a natureza brilha ainda mais com o calor dos participantes”.

Sobre a homenagem às pessoas que “fazem parte desta história de 20 anos”, Yamashita referiu-se à importância de “valorizar o passado”.

Homenagem aos pioneiros e colaboradores

24Na abertura realizou-se a homenagem a 22 pessoas que foram presidentes da Comissão de Administração Kokushikan e/ou presidentes da Comissão Organizadora Sakura Matsuri ou então personalidades ou entidades que colaboraram ao longo desses 20 anos na organização do Festival.

Dos homenageados no primeiro item, estiveram presentes: Toyohiro Shimura, Minoru Ito, Akio Ogawa, Yuho Morokawa e Gerson Kunii. E, das personalidades que colaboraram com o Sakura Matsuri e/ou Centro Esportivo Kokushikan Daigaku: Prefeitura da Estância Turística de São Roque, Hisahiro Inoue, Akio Hashizume, Tadao Tamura, Tadashi Shakuda, Jorge Suzuki,  Lídia Shimura, Kazuyuki Yasutake, Amélia Masako Hirakawa, Hatiro Shimomoto e Comissão de Jovens do Bunkyo.

Representando os homenageados, o ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto fez a saudação, momento em que destacou a vinda da Universidade Kokushikan no início dos anos de 1980 e a importância do Festival das Cerejeiras para o incremento cultural e turístico da região.

As atrações do festival

43Como acontece em todas as edições, a Praça de Alimentação foi o setor mais concorrido, tendo como destaque os pratos preparados pelas entidades nipo-brasileiras com variedade de pratos típicos japoneses.

A Praça dos Bazaristas também foi bastante frequentada, com o público buscando novidades e preços vantajosos. Os estandes de flores, verduras e mudas de cerejeiras também tiveram boas vendas de seus produtos.

No setor cultural, destaque para as oficinas de pipas, cerâmica, ikebana,  bonsai, shodô, etiqueta japonesa e horoscopo oriental. Nesse setor, juntamente com a exposição das melhores fotos do Concurso Bunkyo de Fotografias, patrocinado pela Fujifilm, foram realizadas as inscrições para o Concurso do 20º Sakura Matsuri, que totalizaram 260 candidatos. Os inscritos podem encaminhar duas fotos até o dia 15/07, que deverão ser analisadas por uma equipe de especialistas. Os três primeiros vencedores serão premiados com máquinas fotográficas oferecidas pela Fujifilm.

Nesse emaranhado de visitantes, de fato, a maioria não deixou de usufruir do ponto alto da festa: sob o sol brilhante, sentar-se calmamente na grama sob as cerejeiras floridas. Com certeza, um merecimento para quem enfrentou com persistência o congestionamento até chegar ao Kokushikan.

A seguir aprecie o nosso álbum de fotografias.

{gallery}noticias/2016/julho/sakura_matsuri/evento{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo