Associações da Alta Sorocabana realizam 3º FIB Regional

Compartilhe

fib regionalO Espírito da Coletividade é o tema do 3º FIB Regional que será realizado no próximo domingo, dia 4 de setembro, pelo Departamento Jovem da Hansoro, na cidade de Presidente Prudente (SP).

Voltado ao desenvolvimento de jovens líderes e, também, ao público em geral, o intuito do fórum é “estimular o surgimento de ideias e questões nos participantes, as quais poderão ser apresentadas e discutidas nos workshops que ocorrerão no decorrer do evento”, destacam os organizadores.

Para fomentar as discussões, o fórum conta com as palestras de dois jovens, o escritor André Kondo e Takashi Igarashi, além disso, o evento tem o apoio da Fundação Kunito Miyasaka.

fib sao pauloA Hansoro – Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, localizada na cidade de Presidente Prudente, é a entidade que agrega outras 18 associações da região para promover ações no sentido de preservar e divulgar a cultura japonesa na sociedade brasileira.

O presidente da Hansoro, Toshio Koketsu, se mostra preocupado com a nova realidade enfrentada pelas entidades, que tem conquistado cada vez menos associados. “A comunidade nikkei está mudando nos últimos anos em termos de participação, notadamente na área social onde se verifica a substancial diminuição dos associados”.

Ele ressalta que “não estão ocorrendo entradas de novos associados e a priorização dos compromissos familiares ou de seus interesses particulares também é um dos fatores que enfraquecem as atividades sociais”.

2 fib regionalAssim, Koketsu tem incentivado a participação dos jovens em eventos fora de sua região para troca de conhecimentos e ideias em busca de novas alternativas. Uma das oportunidades foi a participação no FIB – Fórum de Integração Bunkyo, em São Paulo, que motivou a criação do Departamento Jovem da Hansoro, chamado Seinenbu.

Com o empenho dos primeiros jovens, o grupo ganhou corpo e agora já está realizando a terceira edição do FIB Regional, multiplicando as informações do fórum realizado em São Paulo e desenvolvendo suas próprias ideias, contribuindo na revitalização das entidades locais.

Para participar do III FIB Regional, visite a página: www.hansoro.com.br

Confira a programação completa do evento e entre em contato com os membros da Comissão Organizadora: Ricardo Ywata • Takashi Igarashi • Rioner Toma • Marta Murashita • Michelle Yano • Gabriel Yano • Yuri Ywata • Leonardo Tadashi Nozawa.

III FIB Regional
Data/hora: 4 de setembro, domingo, das às 18h
Local: ACEVI – Associação Cultural Esportiva de Vila Industrial
Rua Ângelo Calabreta, 44 – Vila Industrial – Presidente Prudente – SP
Inscrições: R$ 10,00 (almoço incluso)
Informações: www.hansoro.com.br 

Confira o calendário de eventos completo