Últimos dias da 10ª Grande Exposição de Arte Bunkyo

Compartilhe

DSC05656Com a presença de mais de 500 pessoas, foi inaugurada, no último dia 22, a Grande Exposição de Arte Bunkyo. A mostra reúne 283 obras e ainda pode ser visitada até 30 de outubro.

A cerimônia de abertura foi prestigiada pelo cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; diretor geral da Fundação Japão, Yoo Fukazawa; superintendente geral da Fundação Kunito Miyasaka, Keizo Uehara; diretor da Kibô-no-Iê, Nelson Okumura; assessor do vereador Aurélio Nomura, Orídio Shimizu; além de patrocinadores como o diretor geral Stephane Perard e a diretora executiva de vendas Regina Carrelhas, da Emirates Airlines do Brasil; diretor André Ariga, da Orient Ceramic Equipment; diretor Caio Giardullo, da Arte Brasil; diretor Pascoal Giadullo, da Pascoal; Jonny Herbert , da Acrilex; diretor Ronaldo Nicolai Nikoww Dimitrow, da Pintar, e o presidente da Fazenda Aliança, Renato Ishikawa.

DSC05671Jorge Yamashita, vice-presidente do Bunkyo, destacou em sua saudação que “até o próximo dia 30, aqui se respira artes de várias tendências com as criações dos artistas plásticos e das diferentes modalidades de arte craft”, lembrando a todos que o Espaço Cultural Bunkyo, abaixo do Grande Auditório, também está recebendo uma exposição que se encerra no final do mês, o “Encontro na Garagem – Ocupação de Arte Contemporânea”.

Ressaltou ainda que a 10ª edição da Grande Exposição de Arte Bunkyo estava “dando continuidade a esta tradição de acolher e incentivar a produção artística de nosso país, bem como sua interlocução com o público em geral” e encerrou agradeceu o empenho da comissão organizadora, patrocinadores do evento e a presença do público e parabenizou os 130 artistas selecionados para a mostra.

DSC05676O cônsul-geral Takahiro Nakamae relembrou o início do evento, em 2007, “um ano antes do aniversário de 100 anos da imigração japonesa” e como a Grande Exposição foi se “renovando” e hoje atrai artistas de toda a “sociedade brasileira”.

Destacou ainda seu desejo de que “em busca desta oportunidade mais novos talentos sejam revelados”. Também lembrou que “ultimamente a relação de amizade entre o Japão e o Brasil tem ser fortalecido ainda mais através de grandes eventos como a comemoração, no ano passado, dos 120 anos das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil e, nesta semana, pela visita oficial do Presidente Michel Temer ao Japão”.

Finalizou ressaltando que “dentre as nossas expectativas de progresso das relações” entre os dois países “acredito firmemente” que esta exposição “irá continuar contribuindo para o intercâmbio e o desenvolvimento cultural dos dois países”.

Representando os artistas que coordenam a Grande Exposição, o presidente da Comissão Organizadora, Kenichi Kaneko, expressou gratidão a todos que colaboram com esta realização.

DSC05664“Esta organização não é nossa, é de vocês. Vocês que estão aqui presentes, vocês participantes, artistas que estão participando neste evento. Não podemos esquecer a comissão organizadora que realizou, mas foi todos vocês. Agradeço de coração a todos vocês. Muito Obrigado.”

Kaneko ainda relembrou: ”Eu vim ao Brasil com grande sonho. Um deles era realizar uma grande, enorme exposição de artes aqui. E este ano foi realizado duplamente o meu sonho. Duas exposições. Uma delas foi o Encontro na Garagem. Que está feito aqui embaixo, no Espaço Cultural Bunkyo. E outro é essa 10ª Grande Exposição. Para realizar este evento, nós trabalhamos bastante”, finalizou.

Depois disso, foi feita a entrega dos prêmios aos 33 destaques desta exposição que reúne 283 obras em variadas técnicas, feitas por 130 artistas, que estão ocupando o Hall, o 1º andar e o Salão Nobre do Bunkyo.

No domingo, a palestra artista plástica Norma Grinberg, Processo Criativo – Multiplicação, decomposição e recomposição, reuniu 90 participantes.

Premiados na 10ª Grande Exposição de Arte Bunkyo

ARTE CRAFT
Ouro: Fernanda Mascarenhas
Prata: Fernando Aidar e Luciane Yukie Sakurada
Bronze: Adriana Issobata de Oliveira, Aya Basilio e Tieko Furuyama
Menção Honrosa: Ana Lucia Cauduro, Angelina Zambelli, Eliana Kanki, Lica Cruz e Rogerio David

ARTES PLÁSTICAS – BITEN
Ouro: Riyosuke Komatsu
Prata: Augusto Taishin Higa e Toshiko Hayashi
Bronze: Gilson Aparecido de Lima, J. Camargo e Walter Handro
Menção Honrosa: Angeli Arregui, Ayumi Ono, Kayo Hashimoto, Lubb e Miyoe Sakaue

ARTES PLÁSTICAS – CONTEMPORÂNEO
Ouro: Roberto Giannecchini
Prata: Benedicta Aparecida Duarte Dantas e Eduardo Murgel
Bronze: Kyoko Fukagawa, Ricárddo P. Pinto e Sueli M. D. Dabus
Menção Honrosa: Celia Custarella, Lucia de Fatima Roda Maciel, Marcos Akasaki, Mariana Guimarães Lima Conte e Regina Bardos Toledo Lara

10ª GRANDE EXPOSIÇÃO DE ARTE BUNKYO 2016
Período: até 30 de outubro de 2016
Segunda a sexta-feira, das 12h às 17h / Sábado e domingo, das 10h às 17h
30 de outubro (domingo, último dia), das 10h às 15h
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. à Estação São Joaquim do Metrô)
Informações: (11) 3208-1755

Apoio:

Consulado Geral do Japão em São Paulo, Fundação Japão – São Paulo, Jornal São Paulo Shimbun, Nikkey Shimbun, Jornal Nippak e Revista Mundo OK.

Patrocínio:

Fundação Kunito Miyasaka, Acrilex, Aizomê, Arte Brasil, Blue Tree Hotels, Fazenda Aliança, Nova Farias, Coats, Conibase, Emirates Airlines, Hobby Cerâmica, JRicardo, Mão na Massa, Nikkey Palace Hotel, Orient, Pascoal, Penha, Pintar!, PSH Brasil, Sakura, STecno e Tateno.

Confira abaixo as fotos da premiação:

{gallery}noticias/2016/outubro/10_grande_exposicao/cerimonia_pt:::0:0{/gallery}

Confira o calendário de eventos completo