A Arte do Quarteto Camargo Guarnieri no Concerto Bunkyo aos Domingos

Compartilhe

79concertoNo próximo dia 4 de dezembro, às 11h, a Comissão de Música encerra a série de Concertos Bunkyo aos Domingos 2016, com uma audição imperdível, reunido profissionais de excelência que atuam em recitais nas melhores séries de concerto do Brasil.

Trata-se do Quarteto Camargo Guarnieri formado pelos violinistas Elisa Fukuda e Ricardo Takahashi, pelo violista Silvio Catto e violoncelista Joel de Souza, que estarão interpretando um programa com composições de Beethoven e Ravel.

O Quarteto Camargo Guarnieri é vencedor do Prêmio Carlos Gomes na categoria melhor grupo de câmara, o Quarteto é formado por músicos que atua em recitais de reconhecida qualidade tais como a série “Concertos BankBoston” e recitais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e do Centro Cultural Banco do Brasil. Também, nos principais festivais de música do país como Campos do Jordão, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Pelotas.

Em seu 14º ano de existência, sete com a atual formação, o Quarteto possui vasto repertório, com ênfase em música brasileira. Destacou-se em concertos como a homenagem aos 100 anos de imigração japonesa, 2008, para o príncipe do Japão Naruhito; foi convidado a participar do 1º Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, em 2010, se apresentando com os candidatos no concerto de premiação, e na 20ª Bienal de Música Contemporânea do Rio de Janeiro, em 2013.

Em 2016, o Quarteto Camargo Guarnieri lançou o seu terceiro CD, com obras de Antonin Dvorak e Aleksandr Borodin.

Destaque também para a gravação da obra completa do compositor Camargo Guarnieri, que foi reverenciada pelo maestro Júlio Medaglia na Revista Concerto (out/2013): “Tenho certeza de que, se Camargo não nos tivesse deixado ficaria feliz e orgulhoso! O que mais me impressionou na audição do CD foi a grande qualidade técnica, brilhantemente executado pelo conjunto que leva seu nome!”

Sobre os integrantes do Quarteto

Elisa Fukuda, violinista, formou-se em Genebra e aperfeiçoou-se com Sandor Vegh no Mozarteum de Salzburg. Como solista e camerista, recebeu vários prêmios, entre eles APCA e Carlos Gomes, e gravou 14 CDs. É professora da Escola Fukuda e da Faculdade Cantareira.

Ricardo Takahashi, violinista, após estudar com Tosio Takeda e Ayrton Pinto, aperfeiçoou-se com o professor Ilan Gronnish (Alemanha). É chefe de naipe na Orquestra Bachianas SESI/SP, 1º violinista da OSUSP há 20 anos e professor da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Silvio Catto, violista, começou aos 8 anos de idade sob a tutela de seu avô, Lázaro Bertrami, e foi aluno da classe de Adriana Schincariol e Paulo Bosísio. Atualmente é chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e professor no Instituto Baccarelli.

Joel de Souza, violoncelista, teve como mestres Zigmunt Kubala e Alceu Reis. Obteve título de mestrado na Lynn University Conservatory of Music, sob a orientação de David Cole. Também é membro da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e professor titular de violoncelo da UNESP.

79ª Concerto Bunkyo aos Domingos
Apresentação do Quarteto Camargo Guarnieri
Data/hora: 4 de dezembro, às 11h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – 3º andar – Prédio Anexo – Liberdade – São Paulo – SP (próx. à Estação São Joaquim de Metrô)
Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540
Entrada Franca – colabore doando 1Kg de alimento não perecível, que será destinado à Kibô-no-Iê

Confira o calendário de eventos completo