Bonenkai da Asssociação Okinawa Kenjin do Brasil

Compartilhe

00Na noite da última quinta-feira, 24 a AOKB – Associação Okinawa Kenjin do Brasil realizou o seu bonenkai, tradicional confraternização nikkei de final de ano, na sua sede social na rua Thomaz de Lima, 72, no bairro da Liberdade.

01A apresentação de dirigentes e autoridades foi feita por Tério Uehara, que em seguida convidou o presidente Eiki Shimabukuro para o seu discurso de abertura. Acompanhado da exibição de um vídeo, o presidente Shimabukuro fez um relato das atividades desenvolvidas neste ano, em que a AOKB comemora 90 anos de fundação.

02As comemorações tiveram início em agosto, com uma exposição fotográfica no hall da Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, seguida de apresentações artísticas de arte okinawana na Sala de concertos São Paulo e recepção à comitiva governamental no Centro Cultural em Diadema em setembro. Se encerrou com a realização do 2º Fórum Internacional sobre cultura de Okinawa na Alesp, na semana passada. Esses eventos foram apoiados pelo deputado estadual Hélio Nishimoto.

03Neste ano, os organizadores do bonenkai deram um destaque especial para a participação de cerca de 1.200 brasileiros no último Festival Mundial de Okinawa, realizado em outubro passado. Esse Festival contou com a participação de cerca de 7.300 visitantes okinawanos e descendentes de todos os cantos do planeta. Muitos dos presentes se reconheceram no vídeo do festival, que foi exibido no telão, durante todo o evento.

04O tradicional brinde kampai foi feito por Akeo Yogui, presidente do conselho deliberativo da AOKB e vice-presidente do Enkyo, acompanhado do presidente Eiki Shimabukuro, Harumi Goya, presidente do Bunkyo e do professor Kokei Uehara, presidente de honra do Bunkyo. Estiveram presentes também o vereador Massataka Ota e os assessores Shiguero Orita e Alfredo Xavier, representantes do deputado estadual Hélio Nishimoto.

05A confraternização serviu também para que o presidente Eiki Shimabukuro fizesse a apresentação da professora Seiki Takayama, que esta no Brasil para ensinar a dança tradicional de Okinawa, nos próximos dois anos.

06Após um concorrido jantar, os organizadores realizaram o sorteio de muitos brindes e encerraram com o tradicional karaokê, com a participação de personalidades e do público.

Confira o calendário de eventos completo