Concorrido evento de boas-vindas ao Embaixador Satoru Satoh

Compartilhe

01Na noite do dia 7 de dezembro, no Salão Nobre, cerca de 120 pessoas prestigiaram a cerimônia de boas-vindas organizada pelas entidades nipo-brasileiras ao novo embaixador do Japão, Satoru Satoh, que foi nomeado ao posto em novembro de 2016.

Além dos representantes das 34 entidades parceiras e de autoridades políticas, o evento ainda contou com diretores de empresas japonesas sediadas no país.

02No dispositivo de honra, ao lado do embaixador Satoru Satoh e do cônsul-geral Takahiro Nakamae, estiveram a presidente do Bunkyo Harumi Arashiro Goya; o presidente do Enkyo Yoshiharu Kikuchi; presidente do Kenren Yasuo Yamada; presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão Yokio Oshiro; vice-diretor da JICA Hiroshi Sato e o diretor de Assuntos Culturais da Fundação Japão Naohisa Sugita.

03Saudando o homenageado em nome das entidades, a presidente Harumi Arashiro Goya, destacou que “nesses últimos anos, constatamos que o intercâmbio entre o Japão e o Brasil ganhou mais intensidade, o que é motivo de grande satisfação para todos nós”, acrescentando que, ao mesmo tempo, “eventos de grande envergadura também contribuíram para fortalecer o relacionamento entre os dois países”. Citou que em 2014 aconteceu a visita do primeiro-ministro Shinzo Abe, em 2015 houve a comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e a visita dos príncipes Akishino.

04Continuando, lembrou que em 2016, realizaram-se as Olimpíadas e Paralimpíadas sediadas, pela primeira vez, no continente sul-americano e cuja solenidade de encerramento contou com a presença do premiê Abe.

05Lembrou que, em 2018, comemoram-se os 110 anos da imigração japonesa e que, “nossa expectativa é a de realizar um evento de grande abrangência reiterando a importância da atuação dos nipo-brasileiros e dando enfoque à cultura japonesa”. Para tal, gostaria de compartilhar com ele “desse momento festivo e fortalecer os laços humanos e o propósito de progredir juntos, liderar juntos e inspirar juntos, como tem sido apregoado pelo premiê Abe”.

06Destacou ainda que “seria desejável” que ele visitasse “as comunidades nikkeis em diferentes localidades e acompanhar in loco a dedicação delas voltada ao progresso deste país”.

Ao finalizar, destacou a especialidade do embaixador Satoh em relação à Espanha e, portanto, espera que “a nossa proximidade com a cultura desse país possa ser revertida em condições favoráveis para sua rápida adaptação ao Brasil”.

07O embaixador Satoh em sua saudação – feita bilíngue, num elogiável português! – destacou a intenção de dar continuidade as atividades iniciadas por seu antecessor, Kunio Umeda. (leia na íntegra a saudação)

Informou que não é a primeira que vez está em nosso país, e que estava muito feliz em poder rever “rostos familiares daquela época dos quais guardava saudosas lembranças”.

 

Quem é o embaixador Satoru Satoh

Nascido na província de Shimane, em 1953, o novo embaixador do Japão no Brasil tomou posse no último dia 15 de novembro.

Graduado na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1977. Em 1988 ocupou o cargo de primeiro-secretário na Missão Permanente do Japão para as Nações Unidas.

Foi primeiro-secretário da Embaixada do Japão no México (em 1991), ministro na Embaixada do Japão nos EUA (2001) e na Indonésia (2006), Embaixador do Japão na Espanha (2011) e no Brasil (2016).

Também desempenhou o cargo de diretor e diretor geral no Departamento da América Latina e Caribe a partir de 1995, foi diretor-geral de Imprensa e Relações Públicas (2010), diretor-geral do Instituto de Formação do Serviço Estrangeiro (2014) e assessor especial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2016).

Confira o calendário de eventos completo